Estressado com tudo e com todos

Se você não ficar atento, o estresse tomará conta da situação e destruirá aspectos importantes da sua vida

Imagem de capa - Estressado com tudo e com todos

Infelizmente, é comum ver situações em que o homem esteja estressado com a rotina em casa ou com o trabalho e acabe descontando seus sentimentos na esposa, nos filhos, nos amigos e em outras pessoas. Isso pode minar os relacionamentos e prejudicar a própria imagem dele, pois nem todos entendem que a situação pode ser apenas passageira.

Outro traço que se vê no homem é o desânimo. Ele perde a motivação de trabalhar e de estudar, tem dificuldade para se concentrar, relaxa com o cuidado da saúde e não liga mais para o relacionamento amoroso. E, para “relaxar”, apela até para hábitos ruins, como drogas, álcool e jogos, por exemplo.

Comportamentos assim, muitas vezes, são apenas a ponta de um iceberg, pois os sintomas podem esconder um mal maior: o estresse. Ele pode prejudicar até a saúde. Não se iluda: o estresse é a maior causa de óbitos no mundo, conforme um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), e ultrapassa até mesmo surtos de doenças, acidentes de trânsito ou guerras, por exemplo. Um homem estressado, não raro, começa a ter problemas como queda da imunidade, obesidade, impotência, hipertensão, dores crônicas, distúrbios do sono e muitos outros.

Como o homem geralmente guarda para si suas frustrações, não é difícil entender por que os índices de mortes de homens por estresse sejam maiores do que os das mulheres, que tendem a desabafar. Por causa dele, o sujeito perde o controle com facilidade por motivos até bobos, o que corrói aos poucos seu casamento, cria traumas nos filhos, faz os amigos se afastarem e os colegas não suportarem mais trabalhar com ele.

A estratégia é ocupar a cabeça com um pensamento por vez. Por exemplo, quando surgir um pensamento ruim (vindo daquela fechada que você recebeu no trânsito), imediatamente “desencaixe-o” do lugar que ocupa em sua mente e “encaixe” ali algo positivo. É fácil? Pode não ser, a princípio, mas quem a exercitou, com o passar do tempo, fortaleceu a tática e hoje está feliz por ela ter dado certo e por não ter arranjado confusão.

Outra coisa boa é o homem ter um momento exclusivamente para si – o que deve ser compreendido pela família e pelos amigos. Aquele canto especial em que ele recarrega as baterias, seja na academia ao focar em um exercício, seja na leitura de um bom livro ou com algum hobby edificante. É pôr a chamada higiene mental em ação.

Claro, é de suma importância um bom acompanhamento médico para ver se a “máquina” está funcionando bem e identificar a tempo algum problema que pode ser tratado logo que surja. Cuidar da saúde espiritual é mais importante ainda, pois ela influencia todos os outros aspectos da vida. Quem sabe conversar com Deus e tem o Espírito dEle dentro de si tem o melhor dos ouvintes sobre os problemas e frustrações e o melhor dos conselheiros. “Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio. Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá.” (Provérbios 19.20-21).

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Getty images