Estudo aponta que alunos brasileiros leem muito devagar

Má qualidade do ensino, falta de leitura e acesso às telas podem ser as principais causada do baixo rendimento. Saiba mais

Imagem de capa - Estudo aponta que alunos brasileiros leem muito devagar

Um experimento realizado por pesquisadores de instituições americanas e brasileiras para identificar o nível de fluência de alunos brasileiros apontou o baixo rendimento na alfabetização de crianças do 2º ao 5º ano, principalmente entre aqueles de ensino em redes públicas.

No estudo, mais de 14 mil alunos foram gravados lendo textos de 156 palavras (cerca de 13 linhas), a média lida por minuto por uma pessoa comum alfabetizada. A entonação correta das frases, a precisão e a velocidade na leitura, quantas palavras lidas por minuto e a compreensão do conteúdo foram os principais aspectos de fluência avaliados.

O resultado não só mostrou como as crianças estão lendo cada vez mais devagar, como comprovou o mau investimento do ensino no País: enquanto alunos de rede privada leram, em média, 92 palavras corretas por minutos, os de rede pública leram 72.

Na mesma experiência, alunos fluentes do 4º ano (entre 8 e 9 anos de idade) de escola particular leram 89 palavras, e os avançados, 104, quando alunos da mesma faixa etária em escolas públicas leram corretamente apenas 27.

O que tem prejudicado a alfabetização?

Além de um ensino inconsistente nas escolas, a dificuldade na leitura pode estar associada à falta de vocabulário e/ou repertório da criança, causada pela ausência do hábito de leitura ou privação no acesso a livros. Quanto mais uma criança lê, mais estímulos o seu cérebro recebe, contribuindo à fluência por meio da memorização de palavras.

Ainda, o uso constante de tecnologias também é um inimigo da leitura, visto que muitas crianças acessam as telas sem a necessidade de ler ou escrever a lápis, criando, assim, um cérebro preguiçoso.

O que fazer:

Para melhorar a leitura e compreensão dos pequenos, medidas podem ser aplicadas na escola ou em casa, veja dicas:

Na escola:

  • promover atividades lúdicas e de repetição;
  • redobrar atenção na entonação, ou seja: pausas, perguntas, pontos-finais, vírgulas, etc;
  • incentivar a interpretação de texto;
  • avaliar o desempenho constantemente.

Em casa:

  • estimular o interesse por livros deixando-os ao alcance das crianças;
  • assistir vídeos e filmes apropriados com legenda;
  • realizar visitas a bibliotecas e livrarias;
  • ler histórias em voz alta.

Sugestões de leitura para os pequenos:

Assuntos relacionados:

Ler faz bem para os filhos

A leitura que promove uma boa relação entre as crianças e o Criador

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock