Estudo aponta que inteligência artificial é mais preocupante que robôs armados
Avanço da tecnologia preocupa especialistas
Não é de hoje que a criação de armas autônomas, os robôs assassinos, preocupam, inclusive, a Organização das Nações Unidas (ONU). Porém, um novo estudo, feito por especialistas de diversas áreas, revelou que o avanço da inteligência artificial (IA) é ainda mais grave, chegando a uma fase crítica de evolução.
Isso significa que nos últimos cinco anos a IA ultrapassou os limites de algo que saiu dos laboratórios para afetar diretamente a vida das pessoas. Como explica o professor de ciência da computação da Brown University, Michael Littman, responsável pelo estudo.
“Estamos enfrentando o impacto social dessa tecnologia e precisamos encontrar maneiras de obter os benefícios da IA e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos”, esclarece ele.
Leia também: Empresas podem adicionar propagandas em seus sonhos
Apesar de não prever um futuro distópico como nos filmes, os especialistas afirmam que os riscos desse avanço, apesar de mais sutis, são reais e perigosos, chegando ao mesmo nível de preocupação.
“Imagens e vídeos falsos usados para espalhar informações incorretas ou prejudicar a reputação das pessoas, robôs on-line utilizados para manipular o discurso público e a opinião, ou a criação de algoritmos treinados com tendências preconceituosas são apenas alguns exemplos dos riscos a que estamos expostos. A boa notícia, é que estamos levando esses perigos a sério”, pontuou o professor Michael Littman.
Sinais do fim?
O que chega agora ao nível de preocupação mundial já foi registrado na Bíblia. No livro de Daniel, o próprio Deus o alertou acerca do avanço da tecnologia como sinal dos últimos dias.
“E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará”. Daniel 12.4
Além do avanço da ciência, existem outros sinais presenciados nos dias atuais, e relatados em muitas passagens bíblicas que indicam que o fim deste mundo está próximo.
“E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores”. Mateus 24:6–8
Estudo do Apocalipse
É por isso que aos domingos, às 18h, ocorre o “Estudo do Apocalipse”, com base no livro “A Terra vai pegar fogo“, que esclarece em detalhes este tema.
“Traçando um paralelo entre os assuntos abordados neste livro e os eventos atuais, ‘A Terra vai pegar fogo’ facilita a leitura e o entendimento do que é considerado, por muitas pessoas, o livro mais enigmático e de difícil compreensão da Bíblia”, explica o Bispo Renato Cardoso.
Por isso, não perca esta oportunidade. Você poderá participar no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima (consulte o endereço aqui). É possível também adquirir o exemplar do livro “A Terra vai pegar fogo“.