Etiópia e Eritreia escalam para uma possível guerra
Os conflitos estão crescendo ao redor do mundo. Saiba mais
Algumas guerras ao redor do mundo ganham mais atenção dos noticiários por envolverem potências mundiais, como a questão entre a Rússia e a Ucrânia. Mas há pequenos conflitos que são pouco notados, porém, obviamente, problemáticos para as regiões onde ocorrem. É o caso dos constantes desentendimentos entre a Etiópia e a Eritreia.
Etiópia e a Eritreia escalam tensões:
- É possível que a Etiópia e a Eritreia entrem em uma guerra armada. Os dois países estão localizados no nordeste da África. E a rivalidade é antiga. A Eritreia conseguiu sua independência da Etiópia em 1993.
- A região está intimamente ligada com a economia global. Só para ilustrar, a Etiópia faz parte do BRICS (bloco comercial inicialmente formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Mas, em novembro do ano passado, a Etiópia já se desentendia, igualmente, com o Egito, outro país membro do BRICS. O motivo era a busca por saída para o mar.
- Agora, a escalada parece ter se virado para a Eritreia, com trocas de ameaças.
- Os dois países também estão próximos do Iêmen e do Estreito do Mar Vermelho, importantes para a rota comercial marítima. Inclusive, foi ali que os EUA lançaram o maior ataque contra os Houthis, recentemente, no dia 17 de abril deste ano.
- Entre 2020 e 2022, a região do Tigray, ao norte da Etiópia, tinha imergido em uma guerra civil. O conflito ocorreu entre a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF) e o governo central da Etiópia. Por fim, o grupo que governa Tigray, atualmente, é apoiado pelo governo da Etiópia. Porém, uma facção que se opõe ao controle atual é acusada de buscar auxílio da Eritreia, o que gerou a tensão entre os dois países.
- Posteriormente, a Eritreia se organizou para uma possível guerra. E, além disso, a Etiópia posicionou um grupo de soldados na fronteira.
- O atual cenário só piora a situação de insegurança humanitária das populações que sofrem com a instabilidade e dos grupos locais perseguidos, como os cristãos.
Disputa entre países:
- Se formos avaliar a geopolítica global, veremos que o mundo está em um processo de transição.
- A hegemonia dos Estados Unidos, por exemplo, praticamente estável nas últimas décadas, agora, tem sido enfraquecida por crises internas e externas.
- Na outra ponta, países buscam trazer para a mesa suas demandas, aproveitando o cenário volátil ao redor do mundo.
- Um cenário propício para uma mudança de lideranças internacionais.
Não é só sobre geopolítica, é também espiritual:
- Igualmente, vale lembrar que a Bíblia nos antecipa como será o fim da história da humanidade neste planeta.
- No livro bíblico de Apocalipse, é traçado um paralelo entre a Babilônia e a Igreja de Cristo. São dois grupos completamente distintos que simbolizam o quadro espiritual em que vivemos.
- De um lado, há a “Babilônia”, uma referência à rebelião contra Deus na Torre de Babel (Gênesis 11:1-9) e ao povo que levou Jerusalém cativa. Do outro, há a Noiva do Cordeiro, ou seja, aqueles que se separaram para Jesus Cristo.
- Conforme o fim se aproxima, a separação entre os dois grupos é cada vez mais evidente. E ela embarca desde os governos até as vidas dos cidadãos comuns.
- No livro “A Terra vai pegar fogo“, o Bispo Renato Cardoso esclarece este alerta bíblico da seguinte maneira: “O espírito babilônico é o espírito de rebelião contra Deus e tudo e todos que se referem a Ele — sempre de forma muito mascarada. Lembre-se de que a Babilônia é apenas a MÃE das prostituições e abominações da Terra. Ela tem muitos filhos… Pessoas que seguem o mesmo espírito de rebelião e lutam contra os que são de Deus. No final dos tempos, a Babilônia se manifestará com força total, aliada e dirigida pelo Anticristo, para fazer guerra contra o Próprio Deus e Seu povo. Mas o seu destino não será diferente. Os reis da Terra que se aliarem a ela, mais tarde, se voltarão contra ela, e o seu sistema implodirá”.
- Portanto, todo ser humano, ao longo de sua vida neste mundo, precisa decidir em qual grupo ficará: com a Babilônia ou com a Noiva do Cordeiro. Por isso, procure se aproximar de Deus e busque saber o que Ele deseja ensinar para a humanidade.
O sinais estão aí:
- Os noticiários pregam aquilo que a Bíblia já alertava. A série “Planeta em Perigo“, exibida pelo Domingo Espetacular, da Record, está trazendo os fatos que apontam para a situação atual do mundo. Acompanhe as reportagens.
- Leia também: Terremotos profundos incomuns na Califórnia e sismo no Brasil