“Eu ligo para o meu esposo o dia inteiro”
No programa Escola do Amor Responde, a aluna Kelly contou aos professores Renato e Cristiane Cardoso que é casada há pouco tempo e é muito ciumenta. Ela liga para o esposo o dia inteiro. Por causa disso, o companheiro de Kelly disse que não aguenta mais o ciúme dela. A aluna perguntou o que ela deve fazer para mudar e restaurar o casamento.
KELLY – Sou casada há pouco tempo e sou muito ciumenta. Ligo para o meu esposo o dia inteiro e ele diz que não aguenta mais o meu ciúme. O que eu faço para mudar e restaurar meu casamento?
RENATO – Kelly, em vez de falar de como você pode lidar com o seu ciúme ou sobre o fato de você ligar para o seu esposo o dia inteiro, eu vou recomendar que você cure seu ciúme fazendo o Desafio da Autovalorização, que tem ajudado muitas pessoas, pois é também um tratamento para as pessoas ciumentas.
CRISTIANE – A pessoa que é ciumenta não se valoriza. Eu posso afirmar isso porque já fui assim. Na época que eu tinha esse problema, eu não via dessa forma, pois quem é ciumento normalmente coloca a culpa no outro, no que o parceiro faz ou deixa de fazer. Então, quando você é ciumenta, você fica olhando para a outra pessoa e se dá o direito de ser ciumenta. Entretanto, se você avaliar essa situação “de fora“, vai perceber que a pessoa ciumenta está se colocando abaixo da outra, como se tivesse menos valor. Você, Kelly, está se desvalorizando, mas isso não é o que você quer. Você quer ser valorizada e que seu esposo lhe dê valor, mas seu ciúme tira esse valor de você. Eu me lembro do que a minha mãe, muito sábia, me falava na época: ela comentava que eu dava “muita trela” para o Renato e que, com as minhas atitudes, eu ia “enchendo a bola dele”. Naquele período eu não entendia isso, mas hoje percebo que o que ela dizia é verdade. Então, a pessoa que é ciumenta precisa aprender a se valorizar. O Desafio da Autovalorização vai exatamente contra o que você está acostumada a fazer, que é ficar em cima da outra pessoa e valorizá-la demais enquanto, ao mesmo tempo, se desvaloriza.
RENATO – Esse desafio está disponível para você, Kelly, e para todas as pessoas que querem saber como se valorizar e melhorar o amor-próprio. Você encontra informações de como fazer esse desafio no meu blog renatocardoso.com. Basta digitar “desafiodaautovalorizacao”, tudo junto, no campo de busca. Outra opção é apontar a câmera de seu celular para o QRCode abaixo. Depois, ouça o áudio e siga as instruções. Tenho certeza que você conseguirá curar esse seu problema de ciúme doentio.