Evento Família ao Pé da Cruz alcança 55 milhões de pessoas no Brasil
Além do público presencial em 2.897 municípios brasileiros, a concentração de fé foi transmitida pela Record e outros canais da TV aberta e Internet
Só no Brasil, milhões de fiéis e visitantes se reuniram em estádios e templos da Igreja Universal na Sexta-feira da Paixão (18), com A Família ao Pé da Cruz. O evento ocorreu em 2.897 cidades nos 26 estados do país e no Distrito Federal para aproximadamente 2 milhões de presentes. Além dos espaços físicos, por meio das transmissões da Record e de outros canais da TV aberta e plataformas digitais, o alcance chegou a 55 milhões de pessoas.
A concentração de fé, que também marcou o retorno da Instituição aos grandes estádios, se estendeu a outros 142 países dos cinco continentes, resultando em um público superior a 1 milhão de pessoas. Na América do Sul, excetuando o território brasileiro, tivemos meio milhão: somente a Argentina foi responsável pela reunião de mais de 109 mil participantes. Na África, só em Moçambique, o público superou 135 mil pessoas — e, na Europa, apenas em Portugal, outras 30 mil.


Maracanã, também lugar de oração
No Rio de Janeiro, cidade berço da Universal, o estádio do Maracanã (Jornalista Mário Filho) ficou lotado para o culto que começou antes do horário previsto (10h). Às 9h15, com a arena completamente ocupada — e pessoas já em seu entorno —, o Bispo Edir Macedo iniciou a reunião que foi transmitida para todos os templos da Universal no estado.
Essa cena repetia o que ocorreu há exatos 38 anos, quando, em 17 de abril de 1987, também uma Sexta-feira Santa, a Igreja realizava sua primeira concentração de fé no Maracanã, igualmente com sua capacidade máxima ocupada. Desde então, e considerando um segundo encontro ainda em 1987, a Universal promoveu um total de seis grandes eventos no estádio Jornalista Mário Filho: dois em 1987, 1995, 1998, 1999 e, por fim, em 2025.
Neste ano, em São Paulo, o Mercado Livre Arena Pacaembu — que, em 1985, sediou o primeiro acontecimento da Universal no local — foi palco de A Família ao Pé da Cruz em dois horários: primeiro, às 10h, conduzido pelo Bispo Renato Cardoso, responsável pela Universal no Brasil.
Então, às 17h, com o Bispo Edir Macedo, que veio ao Brasil, em viagem missionária, especialmente para a realização dos eventos: sob sol forte no Rio de Janeiro e, em São Paulo, sob chuva intensa e duradoura. Os clamores ao pé da Cruz foram realizados em cada localidade, conforme anunciado pela Igreja ao longo do mês.
O que Deus começou, não acaba aqui
No evento paulista das 10h, o Bispo Renato conduziu a oração ao lado de sua esposa Cristiane Cardoso. Ele destacou a benção liberada para as famílias ao redor do mundo, a partir do patriarca Abraão: “Estamos aqui por uma razão, por uma promessa, por uma palavra de Deus, que diz que em ti [Abraão] serão benditas todas as famílias da Terra”.
À tarde, o Pacaembu já enchia a partir das 15h. Pouco antes das 17h, horário marcado para começar, um temporal começou a cair. Mesmo assim, antes até do horário previsto, o Bispo Edir Macedo surgiu no Altar, ao lado do Bispo Renato. Usando uma capa protetora, seguiu em direção à Cruz e logo abriu o encontro, que se tornou ainda mais especial com a forte chuva.
No dia seguinte, em um programa da TV Templo, o Bispo Macedo afirmou: “Nos meus 80 anos de vida, eu nunca participei de uma reunião em que houvesse tanta chuva. Eu nunca fiquei tanto tempo debaixo de tanta chuva, como ocorreu no Pacaembu, em São Paulo. Eu me senti como uma criança, como um menino, tão feliz, tão alegre. Porque aquela chuva, para mim, era a confirmação de Deus, confirmando, coroando, batizando essa reunião de oração intercessória pela família”.
O Bispo Adilson Silva, responsável pela Universal em São Paulo, reforçou que “A família é a célula-mãe da sociedade. E não há como a gente ter uma sociedade melhor, se não investir nas famílias”.

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, representando o Governo Federal, enviou uma carta à Universal enaltecendo a iniciativa e pontuando que a família é o alicerce da sociedade. O ministro saudou o Bispo Renato e Cristiane Cardoso “pela caminhada conjunta, exemplo de aliança, compromisso e de edificação mútua”.
A Confederação Israelita do Brasil (CONIB) também emitiu um comunicado sobre o evento, dizendo que “Em tempos em que os valores familiares precisam ser continuamente reafirmados, essa iniciativa ilumina o caminho para a união, a bênção e a proteção de todas as famílias e casamentos”.