Evento oferece cuidados e acolhimento para mulheres em situação de vulnerabilidade de 16 estados brasileiros

“Você não está sozinha” proporcionará serviços de beleza e suporte emocional neste domingo (11)

Imagem de capa - Evento oferece cuidados e acolhimento para mulheres em situação de vulnerabilidade de 16 estados brasileiros

Cerca de 3 mil mulheres em situação de vulnerabilidade serão acolhidas neste domingo (11) com serviços de beleza e suporte emocional em 16 estados brasileiros. Promovido pelo programa Universal Socioeducativo (USE), o evento “Você não está sozinha” visa a proporcionar um dia especial de cuidados e atenção, ressaltando que essas pessoas não estão desamparadas.

O evento atenderá mulheres que residem em abrigos, ocupações, hotéis sociais, bem como mães de internos e ex-internos de unidades socioeducativas. Entre essas mulheres, muitas são vítimas de agressões físicas e abusos, outras enfrentam a dor de terem filhos envolvidos com a criminalidade e há também aquelas que vieram ao Brasil em busca de segurança após deixarem seus países de origem.

Em São Paulo, uma das principais ações acontecerá no domingo (11), às 13h, no Brás, bairro localizado na zona leste de São Paulo. Com o apoio de quase 100 voluntários, serão oferecidos serviços gratuitos de corte de cabelo, manicure, design de sobrancelha, maquiagem, limpeza de pele e penteados. A estimativa é de aproximadamente 200 beneficiadas.

No ano passado, os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo registraram, em média, oito casos de violência contra mulheres por dia. Esses dados são do relatório “Elas Vivem”, elaborado pela Rede de Observatórios de Segurança.

“Por meio de eventos como esse, reservamos um tempo para cuidar dessas mulheres que enfrentam o desprezo e acabam sendo esquecidas. Também oferecemos espaço para ouvi-las e orientá-las, mostrando que o programa social está à disposição para ajuda-las. Muitas, acabam se culpando pelos acontecimentos e sofrimentos ao decorrer de suas vidas, sendo assim trabalhamos com elas para que se perdoem e recomecem uma nova história”, explica o responsável pela ação no Brás, Diego Quintiliano.

Com o apoio de 1,5 mil voluntários, o USE não apenas fornecerá cuidados físicos, mas também suporte emocional. Durante o evento “Você não está sozinha”, haverá um momento especial para compartilhar uma mensagem de esperança e recomeço diante das dificuldades, além de oferecer atendimento às mulheres necessitadas.

Em 2023, o programa Universal Socioeducativo – mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus – desenvolveu iniciativas que ampararam 159,5 mil pessoas em todo o Brasil.

imagem do author
Colaborador

UNIcom