Evento prestigia policiais femininas com café e momento de reflexão
Em São Paulo, ação reuniu 230 militares da Corregedoria da PM e do Batalhão de Trânsito
Com o objetivo de valorizar a mulher policial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Capelania UFP promoveu, nos dias 10 e 13 de março, um café valorativo com doação de livros e momentos de reflexão.
Foram dois dias preparados para homenagear as mulheres que dedicam suas vidas à segurança pública, quer seja no trânsito, ou nos processos da Corregedoria da PM — que investiga, entre outras pautas, desvio de conduta, abuso policial e denúncias de irregularidades na corporação.
O evento na Corregedoria da Polícia Militar foi realizado no auditório do concerto musical, com aproximadamente 150 mulheres policiais — e, no Comando de Policiamento de Trânsito (Cptran), havia 80 policiais. A homenagem às mulheres policiais também aconteceu em outros Estados do país.
Há dez anos, as mulheres representavam 7% do efetivo da PM; hoje, elas já são 15% do total, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. O índice está acima da média nacional (12,8%).
Honrando quem nos protege
Prestes a completar sete anos de existência, a Capelania UFP — criada em 27 de abril de 2018 — desenvolve assistência emocional, social e valorativa aos integrantes do sistema
de defesa, segurança, justiça e seus familiares. Os profissionais que optam por participar dos eventos, o fazem de forma totalmente voluntária.
Sobre as palestras elucidativas e, sobretudo, ecumênicas, Roni Negreiros, responsável pela Capelania UFP, explica que, “a inclusão da reflexão com base na Palavra de Deus ajuda tanto mulheres quanto homens a fortalecer a sua espiritualidade e a tomar decisões mais assertivas no dia a dia”. E reforça: “Nas suas funções diárias, eles lidam
com o pior do ser humano, tendo que resolver conflitos globais e sociais, além dos próprios conflitos pessoais”.