Eventos culturais da FJU reúnem mais de 45 mil
Movimentos aconteceram em vários países
Em fevereiro, a Força Jovem Universal (FJU) realizou ações culturais, com apresentações de música, dança e teatro, e de apoio emocional para a juventude em Londres, Panamá, Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e África do Sul. Os movimentos reuniram cerca de 46,3 mil jovens.
O evento mais recente foi o Mega Help, que aconteceu no dia 24, em várias cidades sul-africanas. Voltado à promoção da saúde mental, o Mega Help reuniu 39 mil pessoas – entre alunos de 201 escolas e 47 instituições de ensino superior, além de moradores de comunidades carentes e 151 professores.
O evento contou com apresentações culturais de alunos de várias escolas, palestras, guia de profissões, competição de artes com desenhos e pinturas e ainda teve o Cantinho do Desabafo, quando os voluntários atendem e prestam escuta qualificada aos estudantes com problemas emocionais.
Pardon Matutu disse que a ação superou suas expectativas: “foi extraordinário e, além da atmosfera vibrante, foi esclarecedor. Aprendi a ter confiança em tudo que faço, a deixar para trás a imagem antiga e a focar em melhorar o presente. Eu vivia com um vazio, por conta de experiências passadas, mas o evento foi incrivelmente útil. Muita coisa mudou para mim e no meu interior”.
Presença da FJU na Europa
Já em Londres, aconteceu o V Day. Ele acontece anualmente e apresentou uma programação composta por performances musicais, momento de reflexão e depoimentos dos beneficiados. A iniciativa, que teve o objetivo de ressaltar o potencial dos jovens e incentivá-los a acreditar em seu próprio valor, contou com cerca de 100 voluntários e beneficiou 1.400 pessoas.
Segundo o Relatório Anual do Estado Mental do Mundo, encomendado pela Sapien Labs, o Reino Unido lidera o ranking de pior índice de saúde mental, seguido por África do Sul e Brasil.
FJU na América do Norte
No Panamá aconteceu o Luau FJU, no dia 3, em três localidades. O encontro, que reuniu 900 pessoas, promoveu diversas atividades culturais, trouxe uma mensagem positiva e tratou do impacto das amizades na juventude.
No dia 11 de fevereiro, 5 mil jovens participaram do YPG Dance Festival, em 40 cidades dos Estados Unidos, no Canadá e em Porto Rico. O evento cultural teve a colaboração de cerca de 800 voluntários.
O responsável pela ação, Jean Dias, disse que a iniciativa acontece anualmente e o diferencial é que “os participantes podem desenvolver seus talentos por meio da dança e também buscamos oferecer atendimento e acolhimento aos que precisavam desabafar”.
A participante Karine Kasabian conta sua experiência: “foi algo inovador, gostei bastante das apresentações e das diferentes danças de todas as eras. Foi uma oportunidade muito legal de jovens de vários lugares poderem expressar seu talento e gostei principalmente da palestra, que deu uma nova perspectiva para a minha vida. Tenho certeza de que ela marcou a todos que estavam lá”.