Existe cristofobia no Brasil?
Caso do vereador petista reacendeu a discussão sobre o assunto e foi tema do programa Fala Que Eu Te Escuto. Confira
O caso recente do vereador petista Renato Freitas, que invadiu, de forma agressiva, uma Igreja Católica em Curitiba, no estado do Paraná, reacendeu a discussão sobre a cristofobia no Brasil. E para entender mais sobre o cenário, o assunto foi tema do programa Fala Que Eu Te Escuto desta quarta-feira, 9 de fevereiro.
Para esclarecer, a cristofobia é o nome dado à perseguição aos praticantes de religiões cristãs. E ainda que pareça estranho falar disso no Brasil, um país que tem liberdade religiosa, e com a grande maioria de pessoas católicas e evangélicas.
Os inúmeros casos provam que a intolerância e a repressão, ainda que velada, existem e é real também em solo brasileiro.
Ouvido pelo programa, o advogado e diretor jurídico da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE), Acyr Gerone, explicou como funciona a violência simbólica, que afeta indiretamente a liberdade religiosa.
“A mídia pratica a cristofobia de forma escancarada ao citar a conduta de alguma autoridade pública que tenha cometido algo antiético. Assim, eles fazem questão de frisar que são evangélicos, mas quando se trata de notificar as mesmas condutas errôneas de outras autoridades, omitem suas religiões”, exemplificou o advogado.
Constante desrespeito
Além dele, o deputado federal pelo Paraná, Aroldo Martins (Republicanos) também participou do programa e contou como o caso do vereador do PT tem repercutido no Estado.
“Somos um dos países onde mais a liberdade religiosa é exercida, então, não podemos aceitar que ações como essa aconteçam, pois elas têm a tendência de ser inspiradoras. Então, se a coisa ‘vira moda’, vamos passar a ter uma insegurança popular, pois a qualquer momento um grupo anarquista pode invadir um local de culto, afrontando a Constituição Federal e sendo enquadrado no Código Penal Brasileiro”, destacou o parlamentar.
Durante o programa também foi exibido uma reportagem sobre o filme “A Primeira Tentação de Cristo”, do Porta dos Fundos, que retrata Jesus Cristo como homossexual.
O grupo já é conhecido por uma série de casos de desrespeito à fé cristã.
Ademais, a produção, inclusive, provocou repúdio em representantes de diversas religiões, como mostra o Sheik Jihad, porta-voz da Associação Nacional de juristas islâmicos.
“Estamos demonstrando esse apoio aos cristãos, porque se eles foram desrespeitados, eu também estou permitindo que eu seja desrespeitado, assim como as demais religiões. Então, temos que nos unir e mostrar que tudo tem um limite e o respeito está acima de tudo”, disse ele.
Clique aqui e assista esta edição na íntegra.
O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido diariamente nas madrugadas da Record TV e você também pode acompanhar ao vivo pelo Facebook.