Exposição Bíblica reúne milhares de pais e crianças na África do Sul
Grande evento da Escola Bíblica Infantil (EBI) acontece anualmente e tem o objetivo de mostrar o valor da Palavra e a importância da leitura da Bíblia
Famílias inteiras se reuniram, recentemente, em diversos Estados da África do Sul para um grande evento da Escola Bíblica Infantil (EBI). Trata-se da Exposição Bíblica. Ela acontece anualmente desde 2012 e reuniu mais de 7 mil crianças, pais e educadores na Catedral do Soweto e cerca de 9 mil nas demais localidades do país no dia 9 de novembro.
O evento é muito aguardado. Além do aprendizado que todos recebem sobre a Palavra de Deus, pais e filhos têm a oportunidade de passar um dia em família e participar de muitas atividades, como várias apresentações de dança da Força Teen Universal (FTU).
Nkulie Majola, de 43 anos, relatou a importância de criar seus filhos, hoje adolescentes, na presença de Deus com o apoio do trabalho realizado pela EBI: “estou na Igreja Universal há 23 anos. Apoio o trabalho realizado pela EBI, pois ela possui atividades que ajudam as crianças a compreenderem o significado das mensagens bíblicas. Meus filhos cresceram e se tornaram filhos amorosos e responsáveis. E sei que o grupo contribuiu muito para os adolescentes maravilhosos que se tornaram. Eles são estudiosos e atentos a fazer o que é certo. O trabalho da EBI me auxiliou como mãe, pois meus filhos cresceram na presença de Deus e são tementes a Ele”.
A importância da leitura da Bíblia
Em Soweto, local onde também foram gravadas cenas do filme Nada a Perder 2, na abertura do encontro foi realizada uma oração pelo Bispo Oscar Hlatshwayo, responsável pelo trabalho da Universal na região.
Silmara Assis, responsável pelo trabalho da EBI na África do Sul, também compareceu ao evento. “O objetivo da Exposição foi trabalhar o valor da Palavra e a importância da leitura da Bíblia. Além disso, também conseguimos mostrar aos pais o trabalho que é feito dentro das salas da EBI. As crianças não conseguem ficar concentradas muito tempo em uma leitura e, levando em conta esse fato, os pais também podem praticar o mesmo que fazemos na EBI com seus filhos em casa. Por meio de jogos e outros recursos visuais, as crianças aprendem brincando.”
Levar a Palavra aos pequeninos
Os jovens voluntários da Força Teen mostraram muito empenho em receber as crianças que estão em transição da EBI para a FTU. Os temas das brincadeiras e dos jogos foram baseados no material passado para as crianças durante o ano, como, por exemplo, as histórias de personagens que, pela Fé, conquistaram grandes vitórias, como Noé, Ester e Davi.
Nomtombi Tshomi, de 43 anos, fez questão de levar a filha Anita ao evento. Ela falou da importância do trabalho da EBI: “com o trabalho do grupo, minha filha aprendeu a obedecer e a ser fiel a Deus. Admiro esse trabalho e como minha filha aplica os ensinamentos na vida dela. Mesmo sendo ainda muito nova, ela sabe o poder que a oração tem e como usar sua Fé. Tudo que ela aprendeu veio do trabalho das educadoras que, voluntariamente, se dedicam e dão seu melhor para levar a Palavra aos pequeninos”.
Aprendendo a usar a fé inteligente
Os participantes se mostraram muito interessados em conhecer mais sobre os heróis da Fé através das apresentações feitas pelas próprias crianças. As educadoras se vestiram como um personagem, que estava dentro de um livro, feito por elas mesmas com material reciclável, atraindo assim atenção das crianças e as motivando para a leitura da Bíblia.
A educadora da EBI Nokubonga Mtshemla, de 38 anos, atua há mais de cinco anos no grupo. Para ela, é uma honra trabalhar levando a Fé para as crianças: “sinto-me honrada por levar a Fé verdadeira para as crianças e também pela oportunidade de levá-las a conhecer o Senhor Jesus e ensiná-las sobre o temor a Deus. Algumas enfrentam problemas em casa, mas na EBI recebem uma Palavra de Fé e aprendem a confiar em Deus em qualquer situação. E o evento, de fato, permite que eles se divirtam e ao mesmo tempo aprendam.
Também creio que seja uma forma pela qual as almas estão sendo salvas, porque algumas chegam pela primeira vez e testemunham o que acontece aqui”, declarou.
Cerca de 1,2 milhão de crianças entre zero e 10 anos de idade são atendidas por meio do trabalho da EBI. No Brasil, ela atua em 26 Estados e no Distrito Federal. Também desenvolve atividades em mais 48 países nos continentes africano, americano, asiático e europeu. Na África do Sul, a EBI conta com 1.162 educadoras voluntárias e recebe cerca de 11 mil crianças por mês.
No Brasil, para participar das ações, entre em contato com a Central EBI Brasil pelo e-mail falecomebibrasil@gmail.com ou pelo WhatsApp (11) 95056-7723.