Faça isso e tenha o melhor ano da sua vida
Este foi o tema do último “Encontrão dos Homens” de 2024. Confira
No último sábado de 2024, 28 de dezembro, aconteceu o “Último Encontrão dos Homens do Ano” na esplanada do Templo de Salomão, em São Paulo. Milhares estiveram presencialmente no evento, que também foi transmitido pelo Univer Vídeo para todo o mundo.
Na ocasião, o Bispo Renato Cardoso mostrou a importância da reflexão nos últimos dias do ano para identificar o que foi positivo, negativo e o que precisa ser mudado para que o homem alcance o sucesso na área em que deseja, tal como a Palavra de Deus ensina:
“Assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos” (Ageu 1.7). “Da mesma forma que uma empresa no final do ano faz um balanço para avaliar o que fez de positivo e negativo, Deus nos chama a considerar os nossos caminhos, pois sua vida depende de você, não de Deus. Se dependesse dEle, acha que ela estaria desse jeito? Deus trabalha em aliança conosco e reage à nossa fé. Ele não age independente do que queremos”, explicou.
Em seguida, ele pediu para que cada homem fizesse uma reflexão: “como está sua vida? Seu casamento está terminando este ano pior, melhor ou empurrando com a barriga? Sua vida financeira, sua carreira, seu trabalho progridem ou você está só sobrevivendo? Por que não consegue desenvolver? Muitas vezes o que te impede de avançar é você ter permitido algo ocupar o lugar de Deus e, se quiser progredir, terá que abrir mão disso. Pense: o que te separa de Deus no momento?
Um vício, pornografia, dinheiro? Você faz qualquer coisa, até o que é ilícito, por dinheiro? Então, ele se tornou seu deus e, para ter 2025 como o melhor ano da sua vida, é preciso ter disciplina para mudar”, enfatizou.
Para que este novo ano seja diferente, o Bispo propôs, à luz da Palavra de Deus, que os participantes tomassem duas atitudes e explicou cada uma delas: “primeiro procure o que você faz que tem lhe feito mal e elimine da sua vida. Pode ser algo que faz mal para sua saúde mental, espiritual, física, etc. Talvez seja uma amizade, lugares que frequenta, uma teimosia, o jeito de pensar. Se você não sabe o que é, vai perguntar para Deus, Ele vai lhe mostrar e você deve cortar da sua vida”.
Para isso, ele usou a orientação contida em Marcos 9.43, que diz: “E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga”.
Depois, ele pediu que os homens pensassem em algo de positivo que vão acrescentar à vida. “Qual é o bem que você precisa fazer ao seu corpo ou à sua alma? Perdoar alguém, deixar alguém para trás?”. Ele se baseou na passagem que diz: “O homem bom cuida bem de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo” (Provérbios 11.17).
Ao final do encontro, o Bispo sugeriu que os homens escrevessem em um papel o que desejam tirar e o que pretendem acrescentar em suas vidas. “Faça isso em espírito, num quarto separado, pense com cuidado e escreva. Deixe essa folha em um lugar que você vai ver todos os dias: na porta do armário, no espelho do banheiro, algum lugar visível, senão você vai esquecer e não dará em nada. Ore, o Espírito Santo vai lhe guiar e sua vida começará a mudar. Lembre-se: sua vida não muda por sorte, mas pelas suas escolhas e, se fizer isso, 2025 será o melhor ano de sua vida”, finalizou.
O momento também lembrou dos Desafios do Intellimen e a importância de investir neles para se tornar um homem melhor. Se você quer abraçar essa mudança, acesse o site: sites.universal.org/intellimen.