Faça uma autoavaliação da sua condição espiritual

O Bispo Renato Cardoso fez um importante alerta sobre o assunto. Confira

Imagem de capa - Faça uma autoavaliação da sua condição espiritual

Há pessoas que se consideram boas cristãs, que afirmam viver de acordo com a Bíblia. Outras afirmam que a vida cristã não exige as renúncias dos desejos pessoais, porque o Senhor Jesus salva a todos, mesmo que vivam em pecado – algo conhecido como “graça barata”.

Mas, tanto um caso, quanto outro, precisam fazer uma autoavaliação de sua própria fé. Sobre o primeiro, nem sempre quem se avalia “estar bem” diante de Deus, de fato, está. E, sobre o segundo, a graça (que é um presente de Deus não merecido pela humanidade) não é um sinal para que a pessoa continue justificando uma vida de erros.

Faça uma autoavaliação

O tema foi abordado pelo Bispo Renato Cardoso, durante a programação “Inteligência e fé“, do dia 22 de junho. Primeiramente, ele esclareceu que o padrão moral do Senhor Jesus é altíssimo e que podemos conferir um pouco sobre o assunto no capítulo 5, do livro bíblico de Mateus.

Ali, o Deus-Filho mostra qual é o tipo de atitude que Ele espera dos que se propõem a fazer parte do Reino dEle. Então, o Bispo Renato acrescentou que essa passagem é um excelente termômetro para avaliarmos a nossa fé, porque são palavras que nos confrontam.

“Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.” Mateus 5:38-42

“Está difícil, mas está só começando. Vai respondendo para si mesmo qual seria a sua escolha, se você pratica isso. Em outras palavras, se alguém pleitear a sua jaqueta, não dê apenas o que a pessoa quer lhe tirar, entregue a próxima peça também. Aqui, o Senhor Jesus está atacando cada parte da natureza humana”, observou o Bispo.

Seguindo a leitura, ele acrescentou que há inúmeros outros exemplos da vida cotidiana moderna em que se pode avaliar o nosso comportamento sob a perspectiva desta mensagem do Senhor Jesus. Como, por exemplo, quando uma pessoa nos pede ajuda ou socorro, e, podendo atender, ignoramos. E que o próprio Altíssimo faz o bem sem olhar a quem. Só para ilustrar, quando a chuva (que é enviada por Deus) cai sobre a terra dos bons e também dos maus.

“Ele não discrimina, Ele dá a todos igualmente. Vamos encerrar o teste. Qual a nota você tirou em todos estes requerimentos? Como você tem tratado as pessoas? Não é fácil, mas este é o padrão do Senhor Jesus. Então, todos aqueles que se escondem atrás de um ‘cristianismo da graça’, na verdade, não sabem do que estão falando”, finalizou o Bispo.

Seguir o Senhor Jesus envolve sacrifício. É necessário colocá-lO em primeiro lugar na vida, é necessário abandonar as próprias vontades para viver as vontades dEle.

Aprenda mais sobre o assunto no vídeo abaixo:

Busque a presença de Deus

Se você deseja aprender mais sobre o Reino de Deus, participe dos encontros que ocorrem no Templo de Salomão (com 30% da capacidade e seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde) ou em uma Universal mais próxima de sua casa (consulte o endereço aqui).

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images