“Faço qualquer coisa para tê-la de volta”
Quênio diz que seu casamento terminou por causa de falta de diálogo, mas que quer reconquistar a esposa. Renato e Cristiane Cardoso orientam o aluno sobre a necessidade da mudança de atitude.
QUÊNIO – Meu casamento desabou mais uma vez por causa do meu machismo e por não termos um bom diálogo. Havia também muitas mentiras e agressões físicas e verbais, tanto da parte de minha esposa quanto da minha. Eu sou completamente apaixonado por ela e faço qualquer coisa para tê-la de volta, mas não sei por onde começar.
RENATO – Você destruiu o relacionamento e agora quer saber como recomeçar? Mudar é a primeira parte, mas você tem que entender que precisa reconhecer seus erros, seus problemas e onde você errou. Você está tentando fazer da sua forma, tentando no desespero conquistar novamente a pessoa amada, lhe pedindo uma chance, dizendo que vai mudar, que tudo vai ser diferente, se arrastando aos pés dela e se humilhando. E, quanto mais você faz isso, pior fica para você, porque demonstra que é uma pessoa descontrolada, desequilibrada e altamente emotiva. Atualmente, suas palavras e promessas não valem muito. Você diz que seu casamento acabou porque você mentiu, agrediu e traiu sua esposa. Então, sua palavra não tem valor neste momento. Primeiro, você precisa começar um plano de mudança interna. Você deve pensar o que precisa mudar. Então, você pode começar perguntando à sua amada o que ela acha que você deve mudar em você para que ela o considere uma nova pessoa.
CRISTIANE – Neste caso, a separação é até boa, pois você só “caiu na real” porque a relação terminou. Agora, você pode fazer algo quanto às suas falhas. Se vocês estivessem juntos e ela não falasse nada, você estaria acomodado e demoraria a mudar. Por isso, ela se retirou. É bom você ter tempo para mudar, pois a mudança não acontece da noite para o dia. Você pode falar que vai mudar e pode até começar a mudar, mas não vai mudar tudo de uma vez. Isso demora um pouquinho. Você precisa desse tempo para fazer as correções e modificar os seus hábitos. Aproveite o tempo que vocês estão longe um do outro para fazer essa mudança, não queira fazê-la dentro do relacionamento que está desgastado.
RENATO – Primeiramente, você tem que entender o que precisa mudar. Pergunte a ela e não fique implorando que volte. A pergunta tem dois objetivos: o primeiro é que você mostre que tem um plano de mudança e o segundo é para que você descubra o que é preciso mudar. Pode ser que você se enxergue como a melhor coisa que aconteceu na vida dela, mas talvez você seja só um pateta. Me desculpe, mas a verdade é essa. Pergunte honestamente quais são seus erros. Talvez você tenha que perguntar aos mais próximos. Seja humilde para ouvir essas pessoas e não debata, pois não é esse o objetivo. Pegue as respostas e algumas coisas desta lista você conseguirá mudar imediatamente. Identificar o que você vai mudar imediatamente é uma questão de decisão. Existirão pontos nesta lista que você não conseguirá mudar da noite para o dia, tampouco sozinho. Para fazer isso, precisará de ajuda, seja em relação a um vício, um problema de caráter, um hábito, um problema espiritual, etc. Se você mudar o que pode e verificar o que não pode fazer por conta própria, estará fazendo um plano de mudança. Você identifica o que precisa mudar, faz o que pode e decide quem vai ou não ajudá-lo no que não pode realizar individualmente. Assim que tiver este plano, você o apresenta à sua amada. Quando apresentá-lo à sua esposa, você acenderá uma luz no fim do túnel, que ela não deve ter visto antes. Mas não espere que ela vá lhe perdoar na hora. Em vez disso, dê tempo a ela.
CRISTIANE – É isso que muitos homens e muitas mulheres têm feito com a ajuda da Terapia do Amor. Recebemos muitos maridos e esposas separados, mas que querem mudar e reconstruir o casamento. Muitas vezes, eles vêm sozinhos, mudam suas atitudes e depois o parceiro começa a vir também. Então, eles conseguem ter um casamento muito mais feliz do que tinham antes. A Terapia do Amor os ajuda a mudar, a se curar, a resolver problemas interiores que não são solucionados apenas por meio de uma decisão, mas de atitudes. A Terapia do Amor é um tratamento. Com essa Fé e a visão de que quer mudar e recomeçar, você começará a ver mudanças, aprenderá muitas coisas e poderá reconquistar sua esposa.