Fake news: repúdio a anúncio com propaganda enganosa

Em nota oficial, site "Mercado Livre" diz que repudia o uso indevido da plataforma e tem interesse em excluir qualquer anúncio que fira alguma lei

Imagem de capa - Fake news: repúdio a anúncio com propaganda enganosa

O Bispo Edir Macedo, recentemente, foi alvo de mais uma fake news na internet. Desta vez, uma propaganda enganosa identificada na página de comércio eletrônico “Mercado Livre”, oferecia a comercialização de uma embalagem de cotonetes, supostamente ungida pelo Bispo.

Essa não é a primeira ocorrência de produtos falsos divulgados pela plataforma de vendas envolvendo a Universal. Anteriormente, a empresa já havia publicado anúncios de uma suposta caneta ungida. As iniciativas criminosas de difamação também envolviam pedidos de doações para a construção de templos.

Após o primeiro contato informando a fraude que tentava prejudicar a imagem da Universal, o anúncio fraudulento da embalagem de cotonetes demorou dias para ser retirado do ar.

Questionada pelo Brasil Notícias, a assessoria de imprensa da empresa informou, por meio de nota oficial, que repudia o uso indevido da plataforma e tem interesse em excluir qualquer anúncio com propaganda enganosa ou que fira alguma lei.

É imprescindível que empresas com presença internacional tenham mecanismos eficientes que previnam golpes contra seus clientes.

Como denunciar

Este caso comprova que é preciso estar atento às fake news que, todos os dias, são criadas e espalhadas por meio da internet.

A comercialização de falsos produtos e a disseminação de falsas notícias contribuem para golpes digitais, além de promover a desinformação. Esse tipo de venda que o site permitiu em sua página é grave. Pois, soma uma tentativa de aplicar um golpe contra pessoas desavisadas, ainda com uma mensagem de preconceito e ódio contra a Universal e os demais cristãos.

Ao se deparar com qualquer falsa informação contra a Universal ou falso produto sendo comercializado em nome da Igreja, denuncie pelo e-mail unicom@universal.org.br.

imagem do author
Colaborador

Redação(*) / Foto: Reprodução