Feira do Conhecimento Bíblico traz tendas sobre os reis de Israel em SP
Evento que promoverá apresentações sobre histórias bíblicas ocorrerá em 19 capitais e fora do Brasil, neste sábado (20) e domingo (21)
Neste fim de semana, nos dias 20 e 21 de janeiro, será realizada a primeira Feira do Conhecimento Bíblico, no Templo de Salomão, em São Paulo — no sábado, das 9h às 17h; e, no domingo, do meio-dia às 17h. O Jardim Bíblico e a Esplanada se tornarão espaços de apresentações realizadas por adolescentes: eles irão contar histórias da Bíblia e recuperar personagens memoráveis, com entrada gratuita para todos. No dia 21, a partir das 14h, Cristiane Cardoso, autora da Série Reis, e a colaboradora da Série, Aline Munhoz, estarão presentes no evento. A estimativa de público ultrapassa 4 mil pessoas.
O evento é um esforço conjunto da Força Teen Universal (FTU) — programa mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus — com Unipro Editora, ArcaCenter e Univer Vídeo. Ele será realizado em 19 capitais e mais oito cidades de São Paulo. Fora do Brasil, países como Guiné-Bissau, Filipinas, Portugal, Argentina e México também terão sua edição — em alguns casos, em datas diferentes. Por meio do Instagram da FTU Brasil será possível acompanhar — de qualquer lugar — transmissões ao vivo (ou “lives”), ao longo de todo o fim de semana.
Reis de Israel
Segundo o responsável pela FTU, Walber Barboza, o objetivo principal da Feira do Conhecimento Bíblico é ajudar os mais jovens a compreenderem melhor as narrativas e enredos contidos nas Escrituras: “A gente espera que os participantes possam visualizar as histórias e cenários do que foi escrito por Deus”, explica.
Ele reforça a presença da autora Cristiane Cardoso e de Aline Munhoz, no domingo, a partir das 14h, no Templo de Salomão: “Elas poderão ouvir as impressões do público sobre a obra e esclarecer dúvidas”, conta.
Vale destacar que, no mesmo local, também serão feitas encenações por adolescentes nos papéis principais da produção de TV — além de exposições de utensílios usados pelos atores. “Tudo para proporcionar uma experiência imersiva na época dos primeiros reis de Israel, de modo que se possa aprender com seus erros e acertos”, reflete Walber.
Tendas da sabedoria
No Templo, o evento ainda contará com seis tendas decoradas. O objetivo: resgatar ambientes associados às histórias de Saul, Davi e Salomão, personagens bíblicos em destaque na Série Reis. Os presentes poderão, inclusive, visitar uma tenda dedicada ao próprio Templo de Salomão — que celebrará uma década de existência em 2024 — e descobrir acerca de seu passado e importância.
Além das apresentações mais convencionais de trechos da Bíblia e da conversa com a autora, também serão realizadas dinâmicas artísticas incomuns. É o caso dos flashmobs: são quando um grupo de pessoas se aglomera rapidamente e realiza alguma ação inusitada — por exemplo, interpretar uma cena bíblica. Esta atividade, organizada pela juventude da FTU, será mais um caminho para fazer jus ao nome do evento e, assim, espalhar sabedoria sobre a Palavra.
Walber deixa uma chamada especial pelo acontecimento da capital paulista, onde trabalharão cerca de 200 voluntários: “Convido todos os adolescentes e suas famílias a virem ao Templo de Salomão neste fim de semana para nossa primeira Feira do Conhecimento Bíblico”.