Felicidade tóxica: você já se sentiu incomodado?
O Programa Fala Que Eu Te Escuto debateu o assunto. Confira
Por que as pessoas se incomodam tanto com a felicidade alheia? Por que a alegria e a positividade do outro é chamada de tóxica?
O que analisar:
- Viagens;
- Família unida;
- Casais felizes.
São momentos e situações muito compartilhados nas redes sociais hoje em dia, e é exatamente essa felicidade que é chamada de tóxica. Afinal, as pessoas só compartilham o lado bom.
Inclusive, uma pesquisa da Personality and Social Psychology Bulletin afirmou que casais que não expõem a vida a dois na internet são mais felizes e quem publica de forma exagerada é inseguro e ansioso.
Opinião dos especialistas:
O Programa Fala Que Eu Te Escuto discutiu sobre a “felicidade tóxica” ouvindo a opinião do público e de especialistas.
Para a psicóloga Carla Furtado, tudo isso pode ser uma distorção da realidade, com reflexo na saúde mental da pessoa. “Todas as emoções têm um ciclo de vida e elas vão se esvair. A obsessão pela felicidade tem um efeito rebote. Se eu só penso nisso e tudo que eu faço é para ser mais feliz, se eu tiro da vida a espontaneidade da vida, é bem provável que eu viva o oposto do que é ser feliz “, disse ela.
“Há sempre uma busca incessante de reprimir todos os sentimentos e emoções negativas e desagradáveis, e isso acaba invalidando o sentimento da pessoa, pois ela mesma não se permite sentir a tristeza, a raiva e o medo”, explicou a psicóloga Josiane Matias, sobre como essa onda de positividade atinge quem está triste por algum motivo.
Clique aqui para assistir o programa na íntegra.
Anote aí:
O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido nas madrugadas da Record TV, com transmissão ao vivo também pelo Facebook. Sempre debatendo temas atuais e polêmicos.
Veja também: