Festival hindu termina com pelo menos 46 mortos na Índia
Destas, 37 eram crianças. Pessoas ignoraram níveis perigosos de água após enchentes
Nesta quinta-feira (26), o governo indiano divulgou a morte de 46 pessoas por afogamento durante o festival hindu Jitiya Parv, que aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro. Das vítimas, 37 eram crianças.
Saiba mais:
A celebração religiosa acontece por três dias consecutivos em que as mães jejuam pelo bem-estar e longa vida dos filhos. Ao fim do terceiro dia, elas quebram o jejum e se banham em rios e lagos.
Os afogamentos foram registrados na terça (24) e quarta-feira (25) em quinze distritos do estado indiano de Bihar. De acordo com o Departamento de Gestão de Desastres indiano, nos dias anteriores ao festival, rios e lagoas da cidade sofreram com fortes chuvas, que alagaram a cidade após a subida do nível da água.
“Estas pessoas ignoraram o nível perigosamente elevado dos rios e dos lagos quando se banharam para celebrar a festa”, informou um responsável local pela gestão de catástrofes que manteve o anonimato.
Por fim, o governo estadual anunciou uma indenização de 400 mil rúpias (R$ 26 mil) para as famílias dos mortos. Na quinta (26), equipes de resgate continuavam a procura de três pessoas dadas como desaparecidas.
Outros casos:
Infelizmente, são comuns os incidentes com mortes em festivais religiosos na Índia. Por exemplo, em 2023, durante o mesmo festival, houve 22 mortes, sendo 15 crianças.
Em julho deste ano, em outro festival religioso, pelo menos 120 pessoas morreram no estado indiano Uttar Pradesh. Mais de 250 mil pessoas estavam no evento de um famoso pregador hindu, mas após um tumulto generalizado, elas acabaram pisoteadas. Essa ficou marcada como a pior tragédia registrada no país na última década.