Fique atenta à sua alimentação

Diante da moda das “dietas mágicas”, muitas mulheres adquirem problemas de saúde por não comerem adequadamente

Imagem de capa - Fique atenta à sua alimentação

Com o grande número de afazeres e com uma rotina corrida, muitas mulheres procuram ter uma alimentação mais fácil, que se adapte a esse ritmo. Com a modernidade surgiram os fast-foods, o que aparentemente é bom, por causa da praticidade, mas que desencadeia a má alimentação e, ao longo do tempo, pode trazer problemas de saúde. Há ainda aquele grupo de mulheres que busca uma vida saudável fazendo dietas desequilibradas ou seguindo os regimes “da moda”, que também não são nada indicados.

Para a nutricionista Daniela Cierro, diretora da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), é fundamental que a mulher tenha consciência do real motivo que a leva a aderir a uma prática alimentar e compreenda que o que serve para uma pessoa não serve para outra, já que cada um de nós tem uma necessidade individual.

“Viver praticando uma dieta restritiva, que impõe à pessoa regras severas, a tira do convívio social e abala sua saúde mental, não é recomendado. A alimentação está atrelada à vida social, ao bem-estar e ao prazer e, por isso, é preciso muita sensibilidade ao falar de objetivos relacionados ao emagrecimento ou a restrições”, explica.

Quando comer?

A hora em que uma pessoa se alimenta também tem um impacto no seu bem-estar. Segundo um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, alimentar-se um pouco antes de dormir afeta o metabolismo e torna a pessoa mais propensa a engordar. Para quem acorda às 7 horas e vai dormir às 23 horas, por exemplo, para que o metabolismo funcione de forma saudável, o ideal é tomar o café da manhã às 8 horas; almoçar ao meio-dia; fazer um lanche entre 15 e 16 horas; e jantar até as 20 horas, no máximo.

Como manter uma vida saudável?

A nutricionista ensina alguns passos que ajudam a mudar hábitos e desfrutar de uma vida com mais qualidade:

  • Priorize os alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas verduras, legumes, ovos, carnes, leite, farinha e frutas secas.
  • Utilize óleo, sal e açúcar em pequenas quantidades.
  • Limite o consumo de alimentos processados, como os enlatados, e alimentos em conserva.
  • Evite o consumo de biscoitos recheados, salgadinhos e refrigerante, que são nutricionalmente desbalanceados.
  • Não se esqueça de ingerir pelo menos 1,5 litro de água por dia e de se exercitar 30 minutos diariamente. Dormir bem também é essencial para uma vida saudável e balanceada.

    Mudar os hábitos alimentares não será uma tarefa fácil, mas os benefícios vão compensar os seus esforços.

    imagem do author
    Colaborador

    Por ?Michele Francisco / Fotos: Fotolia