FJU Night: A Troca

A primeira vigília de 2023 da Força Jovem Universal foi marcada pela troca da vida velha de dor por uma nova na Presença de Deus

Na noite do dia 3 de fevereiro, uma sexta-feira, jovens de todo o Brasil se reuniram nos principais polos da Força Jovem Universal (FJU) espalhados pelo Brasil para a primeira FJU Night de 2023, que foi chamada de A Troca e transmitida ao vivo diretamente do Templo dos Maiores Milagres, em Santo Amaro, São Paulo. Na ocasião, dezenas de milhares de jovens se reuniram com grande expectativa para aprenderem sobre as trocas que devem acontecer em suas vidas e, também, as que não devem ocorrer.

Desde que soube da Vigília, Laura Santos, (foto abaixo) de 22 anos, se esforçou para estar presente: “o que chamou minha atenção no que se refere ao tema (A Troca) foi porque quando compramos algo de que não gostamos vamos à loja e trocamos por outra coisa, mas, muitas vezes, na vida espiritual não temos essa visão de que podemos trocar nossas dores e angústias por uma vida nova”, contou ela, que faz parte da FJU há oito anos.

Muitos jovens sofriam com depressão, insônia, automutilação, desejo de suicídio, consequências de uma sucessão de escolhas erradas e outros males, assim como o gadareno, relatado no Evangelho de Marcos 5.1-15. Ao explicar os detalhes dessa história, o Bispo Celso Junior, ( foto abaixo) coordenador da FJU, destacou que o gadareno trocou de vida. Se antes ele fazia sua morada em sepulcros, oprimido pelos espíritos malignos e era considerado a escória da sociedade daquela época, depois do seu encontro com o Senhor Jesus, sua vida mudou. “A primeira coisa que a gente tem que fazer é trocar essa vida infernal por uma vida totalmente diferente e é possível. O diabo não pode impedir você de ter uma vida nova. Tem coisas que aconteceram na sua vida que você não teve escolha, mas escolher continuar sofrendo é uma opção sua. A sua vida, talvez, agora, seja um inferno, mas você pode trocar. Se esse homem pôde trocar, por que você não pode?”, indagou o Bispo e depois deu início à libertação de ínumeros jovens.

Troca desnecessária
Antes de orar em prol do início da nova vida, o coordenador da FJU se dirigiu àqueles que desde a infância nunca trocaram Deus por nada nem ninguém, permaneceram em Sua Presença sem olhar para o mundo e que, com o passar dos anos, acompanharam diversos testemunhos de transformação de vida.

Destacando que o fato de nunca trocar Deus por algo ou alguém é o maior testemunho que uma pessoa pode dar, o Bispo Celso aconselhou os presentes e orou por eles. Esse lembrete foi marcante para Junior Feitosa, (foto abaixo) de 33 anos, que integra a FJU há 19 anos. “Eu aprendi que o mais importante é nunca ter trocado o meu Deus pelas coisas deste mundo, por momentos e alegrias passageiras. O melhor testemunho é permanecer e o que me torna mais forte todos os dias para lutar é estar com o Senhor Jesus, afinal é Ele que me sustenta até hoje.”

Os demais jovens passaram a testemunhar a decisão de trocar a velha vida de atitudes erradas pela nova vida com atitudes certas, guiadas pelo Espírito de Deus. Esses jovens foram presenteados com a nova música Decidi Voltar, da Banda FJU.

“Essa canção é a oração de muitos de vocês na noite de hoje”, anunciou ele, antes de explicar cada estrofe da composição.

Uma nova vida
Centenas de jovens firmaram a decisão de sepultar a velha vida ao se batizarem nas águas e, em seguida, retornaram à Vigília. Momento esse que contou com a participação do Bispo Júlio Freitas, que ministrou o derramamento do Espírito Santo para a troca do espírito velho pelo Espírito novo. Essa foi a grande surpresa da noite.

Com a convicção de que muitos selaram a troca de vida com o recebimento do Espírito Santo, o Bispo Celso deu uma dica aos jovens que permaneceram até o final da Vigília, como foi o caso de Thiago Ribeiro, de 22 anos, e de Camila Suelen, de 18 anos.

Camila relata a experiência que tiveram: “a FJU Night: A Troca foi maravilhosa. Fazia algum tempo que não participávamos de uma Vigília e, nessa, pela primeira vez, conseguimos ficar até o final e valeu muito a pena. Agora nosso papel será praticar tudo o que aprendemos, que é o mais importante”.

A dica deixada pelo coordenador da FJU aos jovens foi de não permitir que o orgulho conquiste espaço: “tem gente que se mete em problemas e se afasta de Deus porque é orgulhoso para voltar atrás no que fez e no que disse. A pessoa humilde reconhece o erro e volta. Voltando atrás, você não está dando um passo para trás, mas um passo para frente se for para pedir perdão para reconhecer o seu erro”.

Cientes dos aprendizados, os jovens saíram da FJU Night com a consciência de que em qualquer situação devem fazer o que o Jesus faria para permanecer na Presença de Deus até o fim.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Fotos: Guilherme Branco