FJUni prepara 500 jovens para o Enem 2024

Simulados gratuitos acontecerão nos dias 5 e 12 de outubro em 16 estados

Imagem de capa - FJUni prepara 500 jovens para o Enem 2024

Nos dias 5 e 12 de outubro, o projeto FJUni – iniciativa da Força Jovem Universal (FJU) – realizará simulados a fim de ajudar na preparação de aproximadamente 500 jovens de 16 estados brasileiros para as provas do Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) de 2024.

Antes mesmo desses testes – que serão aplicados nos polos da FJU espalhados pelo país – o programa social já vinha oferecendo aulas gratuitas de reforço em nove estados, abordando as disciplinas do Exame e com o intuito de auxiliar, principalmente, estudantes com condições financeiras limitadas. Ao todo, cerca de 300 alunos participaram dessas atividades preparatórias.

Apenas 21,6% dos jovens com idades entre 18 e 24 anos estão no ensino superior, de acordo com o Censo Educação Superior 2023 divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quinta-feira (3).

“É uma porta aberta para aqueles que não têm condições de acesso a esses cursos, pois na sociedade em que vivemos tudo é pago e nunca é barato. Mas como as aulas são gratuitas e com horários flexíveis, vejo como um bem sem precedentes na vida de todos os participantes”, afirma o professor e voluntário Gabriel Santiago, que conduz os encontros de reforço no Maranhão.

O cronograma de aulas, que abrange o período de março a novembro, inclui as matérias de Português, Literatura, Interpretação, Atualidades, Geografia, História, Matemática, Física, Redação, Biologia e Química. Para isso, a iniciativa conta com o apoio de voluntários que são professores ou possuem formação e expertise em alguma dessas disciplinas.

Lorena Cassiano, do Rio de Janeiro, afirma que o preparatório do FJUni tem sido muito bom para seu desenvolvimento. “Tem coisas que aprendo muito melhor nesse curso do que na própria escola. Estou amando!”

Já o aluno Calebe Zian, do Amazonas, afirma que tem sido uma experiência excelente adquirir novos conhecimentos. “Tornou tudo mais simples, prático e fácil”.

Neste ano, as provas do Enem serão aplicadas, nos dias 3 e 10 de novembro, em todo o Brasil. Segundo um levantamento do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para a edição deste ano.

imagem do author
Colaborador

UNIcom