Food Bank em Liverpool leva esperança à população

A expectativa é distribuir uma tonelada de alimentos por mês no local

Imagem de capa - Food Bank em Liverpool leva esperança à população

No dia 1o. de julho, a cidade de Liverpool, na Inglaterra, celebrou a implementação de um novo Food Bank (banco de comida, em inglês). Cem pessoas foram beneficiadas com a distribuição de, aproximadamente, 320 quilos de alimentos.

Com a iniciativa, o programa social que no Brasil é chamado Feira Solidária ampliou sua presença no Reino Unido e totaliza atualmente 27 locais de atendimento em diferentes cidades.

Aos sábados, as pessoas que enfrentam dificuldades financeiras têm a oportunidade de escolher, no local, itens que estejam de acordo com suas necessidades. Além dos alimentos, também são distribuídos gratuitamente produtos de higiene pessoal.

Estima-se que, mensalmente, o novo banco de alimentos seja capaz de distribuir cerca de uma tonelada de mantimentos. No total, por meio dos 27 pontos espalhados pelo país, a expectativa é chegar a 30 toneladas doadas por mês.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas britânico, nos últimos anos, o custo de vida aumentou consideravelmente no Reino Unido e a taxa anual de inflação chegou a 10,1%, em janeiro de 2023. Essa situação refletiu diretamente no acesso da população aos bens e serviços básicos, sendo que a compra de alimentos foi uma das áreas mais afetadas.

Renato Fernandes, responsável pelo Food Bank, expressa satisfação com o mais novo ponto de atendimento: “tenho certeza de que essa iniciativa será um apoio para muitos moradores de rua no centro de Liverpool e também para famílias que enfrentam dificuldades financeiras”.

James Tyrrell, beneficiado pela ação, destacou a importância desse gesto em sua vida: “eu já fui morador de rua e o Food Bank me ajudou muito naquele momento. Hoje, moro em um lugar sem cozinha e, quando venho aqui, consigo algo para comer. Não se trata apenas de comida para mim. Eles te fazem sorrir e ser feliz”.

imagem do author
Colaborador

UNICom / Foto: Cedida