Formatura do PROERD acontece na Universal

Cerimônia ressalta a importância da união entre o preparo psicológico e o espiritual

Imagem de capa - Formatura do PROERD acontece na Universal

A Polícia Militar do Tocantins realizou, no dia 28 de novembro, a formatura de 792 crianças participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade aconteceu na Catedral da Universal de Palmas e reuniu alunos de 24 turmas da rede pública de ensino atendidas em toda a capital, incluindo o plano diretor, Taquaralto e zona rural.

O evento contou com a presença do subchefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Marizon Mendes Marques, do coordenador estadual do Proerd, tenente-coronel PM Sandro de Lima Silva, pastores da Universal, secretários do município e do Estado, dentre outras autoridades, professores e familiares dos alunos.

O Proerd
O Proerd foi criado nos Estados Unidos, em 1983. Ele foi adaptado à realidade brasileira em 1992 e desde então atua em inúmeras cidades do País. Em Tocantins, o Proerd existe desde 2002. Desde então, o programa já beneficiou mais de 485 mil crianças e adolescentes tocantinenses, incluindo comunidades quilombolas, indígenas e alunos das Apaes, alcançando os 139 municípios de Tocantins.

O programa é ministrado por policiais militares especialmente treinados e constitui uma parceria entre a Policia Militar, a escola e as famílias, com uma abordagem educativa-preventiva.

Na formatura do dia 28, o coronel Marques destacou a importância do programa e declarou gratidão pela parceria com escolas, famílias e demais instituições, como a Universal, que cedeu espaço para a realização da formatura.

Já o tenente-coronel Silva destacou que um evento grandioso como esta formatura requer união de esforços e que o apoio da Universal foi fundamental, da mesma forma que todo o trabalho de base espiritual que é realizado pela instituição, no sentido de fortalecer as famílias e prepará-las para lidarem com situações difíceis como as drogas e os atos de violência.

As famílias
Anderson de Araújo é pai de uma aluna de 11 anos que concluiu o curso do Proerd na Escola Municipal de Tempo Integral Monsenhor Pedro Pereira Piagem. Para ele, os ensinamentos do programa têm feito a diferença na formação da filha. Ele conta sua experiência: “eu acho superimportante e necessário ter o Proerd em todas as escolas. O mundo de hoje apresenta muitos desafios e, se não cuidarmos das nossas crianças, que são o futuro, há uma grande tendência delas se desviarem. O programa ensina, desde quando nossos filhos são pequenos, sobre os perigos das drogas e da bebida e mostra os caminhos para os quais eles podem levar. Minha filha gosta muito das aulas e sempre comenta comigo o que aprende. Acredito que programas como esse ajudam muitas crianças a não se desviarem do caminho, especialmente as que vivem em famílias com problemas relacionados às drogas ou ao álcool. Ter o apoio de aulas desse tipo, com policiais acolhendo, tirando dúvidas e participando da vida escolar é algo excepcional”.

Uma aluna de 10 anos, que preservaremos a identidade, do 5º ano da Escola Olga Benário, relata que, para ela, a formatura simboliza não apenas o encerramento de um ciclo, mas também o fortalecimento do compromisso da Polícia Militar do Tocantins em construir uma geração mais consciente e preparada para enfrentar os desafios sociais. Ela declarou na ocasião que “hoje é um dia muito especial para mim. Participar do Proerd foi incrível porque aprendi coisas que vão me ajudar para o resto da vida. Agora eu sei como tomar decisões melhores, dizer ‘não’ às drogas e acreditar que posso fazer a diferença na minha escola e na minha família. Quero agradecer aos policiais, que foram como amigos para gente, e aos professores, que nos apoiaram em tudo. Eu me sinto muito orgulhosa e também muito grata porque agora sei que posso ser forte e ajudar outras pessoas a serem também”.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: cedidas