Formatura simultânea: mais de mil presos concluem cursos profissionalizantes em SP

Iniciativa já beneficiou cerca de 5 mil apenados desde janeiro deste ano

Imagem de capa - Formatura simultânea: mais de mil presos concluem cursos profissionalizantes em SP

Nesta sexta-feira (1), acontecerá a formatura simultânea de mais de mil detentos, que concluíram cursos de capacitação profissional, oferecidos pela Universal nos Presídios (UNP) em unidades prisionais, no estado de São Paulo.

Mais de 40 mil voluntários atuam no trabalho social desenvolvido pela UNP em todo o Brasil. Dentre esses, há ainda profissionais qualificados, que dispõe parte do seu tempo e conhecimento para oferecer cursos gratuitos em diversos seguimentos — com certificação nacional, por meio da Fanduca — para os detentos.

A cerimônia desta sexta-feira celebra o empenho e a dedicação dos apenados, que concluíram cursos como: eletricista residencial, pintura, promotoria de vendas e empreendedorismo, barbearia, pizzaiolo e jardinagem; e, além disso, haverá também a doação de kits de higiene, exemplares da Bíblia e livros.

“A UNP é atuante dentro do sistema penitenciário em todo o Brasil, e também, em outros países. Aqui, no estado de São Paulo, desde janeiro até agora, já são quase 5 mil presidiários que foram beneficiados por meio do programa social”, afirma o responsável pela Universal nos Presídios, Clodoaldo Rocha.

Segundo o responsável, oferecer esses cursos de capacitação profissional, com emissão de certificado com reconhecimento nacional, coopera para o trabalho de ressocialização dos reeducandos. “O nosso objetivo é que quando essas pessoas forem reintegradas à sociedade, elas também tenham oportunidade no mercado de trabalho”.

O evento simultâneo ocorrerá em unidades prisionais de São Miguel Paulista, Jundiaí, Mongaguá, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santos, Sorocaba e Itapecerica da Serra. Sendo que, a cerimônia que acontecerá na Penitenciária Feminina de Santana, a partir das 11h, contará com a presença de autoridades políticas e do sistema carcerário.

Ao longo do mês de setembro, outras formaturas ocorrerão nas penitenciárias e o número de formados chegará a mais de 2 mil apenados.

Apoio na ressocialização  

De acordo com uma pesquisa realizada pelo World Female Imprisonment List, o Brasil apresenta a terceira maior população carcerária feminina do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Somente nesta sexta-feira, cerca de 600 detentas darão um passo a mais em direção a ressocialização, graças a oportunidade de profissionalização oferecida pela UNP. Elas participarão da cerimônia de formatura após concluírem cursos como: designer de sobrancelhas, cabeleireiro, spa e plástica nos pés, brigadeiro gourmet, salgados, empregabilidade e empreendedorismo.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: Cedidas