Fragilidade emocional preocupa especialistas no mundo
O tema foi assunto do programa Fala Que Eu Te Escuto
Nos últimos dois anos, cresceu em 82% a procura por psicólogos e tratamentos para cuidar do emocional, como terapias. Dessa forma, lidar com os problemas do mundo e as próprias questões interiores podem ser intensificadas dependendo das circunstâncias. Como o conflito iniciado entre a Rússia e a Ucrânia, que tem colocado as pessoas do mundo inteiro em estado de tensão.
Crises de ansiedade, transtornos e estresse são alguns dos problemas emocionais que aumentaram nos últimos anos. Para entender mais sobre o assunto, o tema foi discutido durante o programa Fala Que Eu Te Escuto, apresentado pelo Bispo Carlos Cucato.
Entrevistado por videochamada, o psiquiatra Primo Paganini explicou que uma das principais causas desse cenário é por conta da sobrecarga de informações.
“Com o aumento da tecnologia e acesso à internet, as pessoas estão recebendo muitas informações ao mesmo tempo e o nosso cérebro não consegue lidar com tanta informação e, assim, ficamos mais frágeis”, ressaltou o especialista.
Ele ainda afirmou que as doenças mentais, como a depressão e a ansiedade, geram problemas físicos também, a exemplo do infarto, derrame, trombose e arritmia cardíaca. Reduzindo em até 25% a expectativa de vida das pessoas.
Número 1 em casos de ansiedade
Ainda durante o programa, foi revelado um dado preocupante, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o Brasil como o primeiro país no mundo em casos de ansiedade.
Problemas como o desemprego, as dívidas, a solidão, traições e até mesmo causas externas que abalam o mundo, como a pandemia de Covid-19 e o recente ataque da Rússia à Ucrânia, são responsáveis por influenciar a saúde mental das pessoas.
“As pessoas estão se sobrecarregando, com dificuldade de ter momentos de lazer e até dormir. Então, é necessário voltar a atenção para as questões emocionais e cuidar da saúde da mente”, alertou a psicóloga Regiane Romero.
Clique aqui e assista ao programa e ainda confira o depoimento de outros profissionais.