Gastroparesia: entenda o grave efeito colateral de remédios para perda de peso
A doença gástrica provoca o atraso nos movimentos do estômago. Saiba mais
De acordo com novos estudos sobre os medicamentos injetáveis que tratam a obesidade e a diabetes, a paralisia do estômago, ou gastroparesia, foi apontada como um raro e grave efeito colateral da substância.
Os dados obtidos em ensaios clínicos foram apresentados na Digestive Disease Week 2024, conferência médica realizada em Washington, nos Estados Unidos.
Saiba mais:
Os medicamentos conhecidos como agonistas do GLP-1 são visivelmente eficientes na perda de peso. Por retardar a passagem dos alimentos pelo estômago, o medicamento reduz a fome no paciente, além de auxiliar o corpo a liberar insulina e enviar sinais ao cérebro a fim de limitar o desejo por comer.
Pesquisas demonstram que alguns dos medicamentos mais potentes contribuíram para a perda de 10% do peso inicial das pessoas que os consumiram.
Ainda, o GLP-1 traz benefícios ao coração e, também, colabora na diminuição da circunferência abdominal.
Os riscos:
Apesar das suas aparentes vantagens, em alguns casos, a medicação pode motivar a condição rara da gastroparesia, uma doença gástrica que provoca o atraso nos movimentos do estômago.
Os principais sintomas da gastroparesia são:
- náuseas;
- vômitos;
- refluxo;
- dor e/ou inchaço abdominal;
- sensação constante de estômago cheio;
- mau hálito;
- e a produção excessiva de gases.
Em casos mais graves, o paciente pode apresentar:
- perda de peso;
- perda de apetite;
- desidratação;
- fraqueza;
- tontura;
- e boca seca.
Diagnóstico:
O diagnóstico deve ser feito especialmente por um gastroenterologista, que irá avaliar os sintomas e históricos de saúde do paciente. Procedimentos médicos ou exames de imagem, como endoscopia, ultrassonografia, radiografia e cintilografia, podem ser solicitados para avaliar a aparência do estômago.
Tratamento:
O tratamento da gastroparesia é realizado sob orientação do médico especializado, e envolve mudanças na dieta do paciente, uso de medicamentos próprios, estimulação elétrica gástrica ou cirurgia.
Nunca é tarde para se cuidar:
Diante disso, entenda: os cuidados com sua saúde física é de extrema importância e manter hábitos saudáveis pode ajudar na prevenção do desenvolvimento de condições graves ao seu corpo e organismo. Faça exames de rotina, exercite-se, invista em uma dieta equilibrada e desfrute de uma vida sem complicações.
Quer saber como começar? Leia também: Como ter hábitos saudáveis