“Geleira do Juízo Final” pode causar aumento catastrófico do nível do mar
O glaciar está se tornando mais vulnerável ao degelo com o avanço da água do oceano embaixo do gigante, na Antártida
O glaciar Thwaites, também conhecido como “geleira do Juízo Final”, está se tornando mais vulnerável ao degelo com o avanço da água do oceano embaixo do gigante, na Antártida.
A informação foi divulgada por uma equipe de glaciologistas, nesta segunda-feira (20), em um estudo publicado na revista científica Proceedings of the Nacional Academy os Sciences (PNAS).
Entenda:
A identificação da nociva vulnerabilidade do glaciar mais largo do mundo foi possível por meio de dados de radar do espaço. Uma análise das informações contribuiu à realização de um raio-X do manto de gelo e à descoberta de um derretimento vigoroso por baixo da geleira.
Cientistas observaram a água do mar e apontaram que, à medida que a água salgada e relativamente quente encontra o glaciar, o seu gelo é corroído. O professor de ciência do sistema terrestre na Universidade da Califórnia em Irvine e coautor do estudo, Eric Rignot, indica que tal fenômeno unido à velocidade do oceano pode favorecer o rápido derretimento das geleiras e elevar a sua superfície. Ainda, estima-se que o colapso total do Thwaites poderá elevar o nível do mar a cerca de 3 metros.
Consequências:
A “geleira do Juízo Final”, que já contribuiu com 4% do aumento global do nível do mar, também funciona como uma barragem natural para as demais áreas de gelo na Antártida ocidental. Com isso, o seu degelo pode resultar em uma elevação catastrófica do nível do mar, além de favorecer inúmeras tragédias às comunidades costeiras do mundo.
Os impactos da baixa do gelo marinho da Antártica durante mais de 20 anos seriam intensos e totalmente prejudiciais ao estado climático do mundo.
Diante disso, reflita:
O desequilíbrio da natureza e os colapsos climáticos, cada vez mais, têm deixado a sua marca na humanidade, por meio das frequentes tragédias presentes em diferentes partes do mundo. No entanto, o que muitos ignoram é que as suas consequências são apenas indícios da construção do cenário do fim dos tempos, descrito pelo Senhor Jesus em Sua Palavra (leia Mateus 24).
Porém, com base nas inúmeras evidências noticiadas, é impossível negar o quão próximo estamos dos últimos dias. E tal realidade reforça a necessidade da constante vigilância e cuidado para com a nossa alma – o único bem que não perecerá, mas viverá eternamente.
“Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que Ele está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.” (Mateus 24.32-34)
Vá a fundo:
Aprenda sobre esses e outros sinais que antecederão o fim dos tempos com o livro “A Terra Vai Pegar Fogo”, de autoria do Bispo Renato Cardoso e saiba como se preparar para este evento.
Confira mais conteúdos da série “Fim dos Tempos”:
- O que você não sabe sobre os fenômenos estranhos que ocorrem por todo o mundo
- Desordem climática, a multiplicação da maldade e os sinais do fim: eles estão por toda parte
- Novilhas vermelhas em Israel e o ensaio do Apocalipse: entenda a relação