Godllywood Autoajuda: como ter uma fé não fingida
Assunto foi abordado durante encontro que aconteceu no sábado (29), no Templo de Salomão (SP). Saiba como foi
Neste sábado (29), às 18 horas, no Templo de Salomão, aconteceu mais uma reunião do Godllywood Autoajuda, com transmissão ao vivo para todo o Brasil, por meio da programação TV Templo (canal 10.1), Univer Vídeo e TV Universal. Durante o encontro, a escritora e apresentadora Cristiane Cardoso falou sobre a fé verdadeira e a fé fingida.
Cristiane explicou que quando uma pessoa passa por um momento de dificuldade e, de repente, percebe que não aguenta aquela situação, então, ela descobre que tem uma fé sem saldo. Ela não consegue viver aquilo que pregou, não consegue crer, se desespera, fica magoada, cai em depressão. E essa é a pior coisa que um cristão pode ter: a fé sem saldo. Pois, quer dizer que tudo aquilo que tinha de muito bonito na teoria, na verdade, não valeu de nada.
Onde está o problema:
- “A Bíblia fala sobre a ‘fé não fingida’ (1 Timóteo 1:5). Ou seja, existe a fé fingida. Eu já tive essa fé. Eu experimentei a fé fingida (…) até os meus 15 anos. Como eu nasci na igreja, eu aprendi a ser cristã. Você pode aprender a ‘fé’. Eu orava. Eu ia à igreja. Tudo que se esperava de mim, eu falava. Todo mundo pensava que eu era nascida de Deus, eu pensava isso (…), não tinha nada que pudesse falar que eu não era nascida de Deus (nada que pudesse ver de fora, mas dentro de mim tinha)”.
- “A minha mãe falava do inferno para mim e eu morria de medo. Então, eu não fazia coisas erradas porque tinha medo de ir para o inferno. Não era porque a minha natureza não queria desagradar a Deus. Era tudo muito forjado. Se Deus não tivesse falado comigo quando me mostrou a minha realidade – essa fé fingida que eu tinha –, hoje, eu não estaria aqui. Porque você consegue fingir por um tempo (…), mas não consegue fingir para sempre”.
- “Quem tem a fé fingida, cansa. É como aquela pessoa que vem à igreja, é fiel a Jesus e aí acontece um problema, passa por certa injustiça. Ela fica magoada, sai da igreja e vai para o mundo. Enquanto tudo estava bem, ela não tinha que sofrer nada, nenhuma injustiça, nenhuma perseguição. Ela estava bem, estava na fé. Mas, quando aconteceu uma injustiça, cadê a fé? Não tem saldo (…) e a pessoa fica muito vulnerável às situações que acontecem na vida dela”.
Que tipo de fé você tem:
- “A gente tem que se avaliar e ver: ‘que tipo de fé eu tenho?’ Como é que você reage às dificuldades, aos problemas, às humilhações, às injustiças, quando fazem mal a você. Não a reação que você mostra. Mas dentro de você (…) toma decisões baseadas em mágoa? Se isola? Essa é uma fé que não vai te ajudar. Você até aguenta algumas coisas, mas vai chegar um momento que não vai aguentar mais. A sua fé tem uma data de validade”.
- “Na fé verdadeira, as coisas mudam ao redor dela, mas ela não muda. Ela é fiel, leal. Sofre, mas sabe que faz parte. Para você ser de Deus, vai sofrer. Jesus falou sobre isso. Todo cristão sabe disso. Uma pessoa que tem uma fé de verdade, crê, confia, não desiste ou desanima. Mas a fé fingida, engana (…). Então, Deus não pode trabalhar, porque você pensa que está bem porque está na igreja. A fé fingida vai até um ponto. Não é a fé para toda vida (e uma fé dentro dos seus limites)”.
“No dia que você nasce de Deus”:
- “Imediatamente, no dia que você nasce de Deus, adquire essa fé não fingida, você tem a mente de Cristo, pensa como Deus, quer o que Ele quer, não quer mais nada para você, tem prazer na Palavra, só quer a vontade de Deus (…), Ele muda a sua essência (como se desse a essência dEle, o Espírito Santo). É uma transformação interior que acontece. A pessoa que tem essa fé, vence, mesmo em dias difíceis. Mesmo quando tudo ao redor está indo de mal a pior, ela vence, persevera e não desanima nunca”.
Por fim, o Bispo Renato Cardoso também compareceu e fez uma oração especial em favor das mulheres.
Conheça o Godllywood Autoajuda:
A reunião, que acontece a cada dois meses, é promovida pelo Godllywood, criado por Cristiane Cardoso e tem como objetivo ajudar as mulheres a se desenvolverem em todos os sentidos. Acompanhe a página oficial no Instagram e as notícias no Portal Universal.org para ficar por dentro das novidades.