Grupo Depressão Tem Cura inova no Ceará
Projeto que atende depressivos reúne milhares de pessoas em Fortaleza
A tristeza profunda e sem razão aparente, além de sentimentos negativos, como desânimo, pessimismo, irritabilidade e isolamento social, são alguns dos sinais de depressão. O transtorno mental persistente atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo todo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que também revela que o Brasil é o país com maior prevalência da doença na América Latina.
E, dentre os mais de 11 milhões de brasileiros depressivos, Fortaleza (CE) lidera o ranking das capitais com maior índice de diagnósticos. A Pesquisa Vigitel 2021, realizada pelo Ministério da Saúde, indica que a capital totaliza 11,4% de casos – uma taxa acima da média global, de 10,4% –, o que desperta a importância da população receber apoio emocional.
Por conta disso, no dia 16 de junho, voluntários do programa social Depressão Tem Cura ( DTC) uniram esforços para a instalação de um centro de apoio a depressivos em Fortaleza.
Sobre a iniciativa
O encontro, que aconteceu em um espaço cedido pela Universal, reuniu depressivos, seus familiares, especialistas da área da saúde e agentes voluntários para fornecer suporte físico, emocional e espiritual aos que buscam meios para vencer a depressão. Palestras e um momento de reflexão sobre a fé motivaram os participantes a se reconectarem consigo mesmos e, acima de tudo, encontrarem forças em Deus. Atendimentos com escuta ativa qualificada também foram disponibilizados gratuitamente.
Lucas Alcântara, que foi atendido durante a ação, conta a experiência positiva que teve ao participar do evento: “eu estava com a
vida paralisada em todos os sentidos, deixei até de ir à faculdade e estava totalmente isolado. Muitas angústias me impediam de seguir em frente. Buscar essa ajuda hoje foi um divisor de águas na minha vida. Neste momento estou feliz, saio leve daqui e com pensamentos de levar uma vida de excelência e qualidade, conquistar meus sonhos e metas. A esperança renasceu em mim”.
A importância
Os benefícios da ação ultrapassaram a conscientização sobre o assunto e foram perceptíveis a todos. Por isso, especialistas convidados e colaboradores ressaltam a importância de realizar mais mobilizações humanitárias como essa. “Eventos como esse são importantíssimos. Nós os chamamos de campanhas de conscientização. Oferecemos um clareamento emocional e espiritual. Sabemos que a depressão gera pensamentos de desesperança e que a fé traz esperança”, afirma a neuropsicóloga Bruna Oliveira, que conclui dizendo que “a Ciência e a fé caminham juntos”.
Já o Bispo Fernando Souza, organizador do evento, explica o intuito da iniciativa: “fazemos um trabalho intenso de combate à depressão. Deus não criou o homem para ser vazio, mas para ser cheio de paz, amor e força. Eventos como esse têm o objetivo de orientar as pessoas a buscarem aquilo que realmente trará a cura definitiva”.
Para entrar em contato com o DTC, acesse depressaotemcura.com ou mande mensagem pelo WhatsApp para (11) 3573-2662.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!