Grupo Globo admite queda significativa em audiência
Somando todos os veículos da emissora, sua audiência caiu em 24% nos últimos seis anos. Leia mais
O Grupo Globo reconhece perda de alcance de 24% nos últimos seis anos. O número se refere à junção dos serviços de streaming Globoplay, canais pagos, TV aberta e sites da emissora.
Saiba mais:
A declaração aconteceu no Upfront Globo 2024, com dados apresentados por Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo.
Em 2017, o Grupo Globo teria lançado uma campanha em comemoração aos 100 milhões de brasileiros que se conectavam à emissora diariamente. No entanto, seis anos depois, esse número caiu para 76 milhões, representando espectadores/usuários dos serviços de streaming, canais pagos e sites da grande empresa. Já em relação à TV aberta, esse número cai para 70 milhões.
Segundo o Globo, esses dados são o resultado do surgimento de novas concorrências no meio televisivo, nos streamings e na internet.
Vale notar:
Apesar da justificativa, outras emissoras demonstram estar na contramão da queda de audiência apontada. Veja, por exemplo, alguns momentos em que a Record TV apresentou recordes de audiências entre as principais programações brasileiras:
- Em abril deste ano, a Record esteve 10,5 pontos de audiência à frente da Globo com o campeonato paulista de futebol;
- Em setembro, a série Reis, exibida no horário nobre pela emissora, atingiu o marco de 9,2 pontos em São Paulo, e 8,1 na capital fluminense;
- E, em outubro, duas programações diferentes do jornalismo da Record ocuparam o primeiro e segundo lugar do ranking de audiência, com 9 e 8,2 pontos.
Além disso, recentemente, a programação da Universal na madrugada assumiu a liderança de audiência da Grande Belém, com 1,4 pontos de média contra 1,2 da Globo.
Durante o período da programação cristã, a reprise da novela “Fuzuê” indicava 1,3 pontos, enquanto o “Vai Que Cola” apontava 0,9 pontos.
Leia também:
Programação da Universal bate recorde de audiência
‘The Love School’ bate recorde de audiência e share em São Paulo
Série Reis – A Conquista tem episódio exibido no cinema e lidera audiência em Moçambique, na África