Guaíba apresenta alta em nível de água após chuvas no RS
De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento básico (ANA), foi registrado uma alta de 14cm em um período de 5h
Com a volta das chuvas na capital gaúcha, o nível de água do Guaíba, no Rio Grande do Sul, voltou a subir na manhã desta quinta-feira (23). De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento básico (ANA), foram 17,6 milímetros de chuva em um período de 5h, que resultou na elevação de 14 centímetros do rio.
A informação foi obtida após nova medição na região do Cais Mauá, por volta das 8h15 da manhã. Veja os últimos registros:
Quinta-feira (23)
- Às 1h15: 3,82m
- Às 5h: 3,96m
- Às 6h: 3,94m
- Às 7h15: 3,90m
- Às 8h15: 3,88m
(Informação obtida por meio da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA))
Mesmo com a alta, o nível de água do rio permanece abaixo dos 4m, porém, fora dos indicadores de segurança estabelecidos pela Defesa Civil:
🌊 Nível do Guaíba
📏 Cais Mauá
Cota atual: 3,88m
Cota de Alerta: 2,5m
Cota de Inundação: 3mInformação obtida às 8h15min por meio da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA).
— Ceic Porto Alegre (@CEIC_POA) May 23, 2024
Novos alertas:
Com a instabilidade climática, ainda, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para o ingresso de massa de ar polar no estado. A condição climática pode favorecer chuvas intensas e uma nova cheia do Guaíba.
Acompanhe mais informações sobre o RS:
Você pode conferir as ações da Universal e seus grupos em benefício à região sul do país, além de outras informações sobre o estado acessando o Portal Universal.org. Confira as últimas atualizações:
- Bactérias danosas à saúde são identificadas na água das inundações em Porto Alegre (RS)
- Militares da FAB resgatam recém-nascido com 45 horas de vida em cidade isolada no RS
(*) Com informações do Correio do Povo, acesse a matéria completa aqui.