Guardiões da Estrada promove dia de serviços e doações para 16 mil caminhoneiros

Além da doação de lanches, kits de higiene e livros, haverá atendimento jurídico, em saúde e estética, que também se estende às famílias dos motoristas

Imagem de capa - Guardiões da Estrada promove dia de serviços e doações para 16 mil caminhoneiros

No próximo fim de semana, dias 13 e 14 de janeiro, todo o Brasil receberá centenas de eventos dedicados a um só grupo: os caminhoneiros e suas famílias. A iniciativa do programa Guardiões da Estrada, mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, consiste na prestação de serviços gratuitos e em doações que variam de acordo com a localidade.

As ações sociais alcançarão os 26 estados e o Distrito Federal, além de 20 pontos por todo o estado de São Paulo. No total, serão 6.338 voluntários espalhados por 672 cidades — e a estimativa de beneficiados chega a 16 mil motoristas de carga pesada e seus familiares. Por todo o Brasil, as doações devem alcançar 5,6 mil refeições, 4 mil kits de higiene e 5,5 mil livros. É importante notar que cada local realizará seu evento em um dos dois dias: sábado (13) ou domingo (14), em horários iniciais que também variam entre 10h e 17h.

Justa valorização 

O responsável pela ação nacional, Filipe Santos, destaca a importância do trabalho da classe para todo o país — pessoas que, frequentemente, são invisíveis aos olhos da população e não recebem o respeito merecido. “Por isso, vamos ajudar nas partes física e emocional, pois muitos desses condutores vivem com estresse, solidão e ansiedade nas estradas”, reflete. Ele lembra que os próprios beneficiados pedem o apoio do programa social às suas famílias: “Além do trabalho diretamente com os caminhoneiros, também levamos o suporte emocional aos seus parentes, por todo o Brasil. Os próprios motoristas solicitam a visita em suas casas”, conta.

Na capital paulista, a ação social acontecerá no domingo (14), a partir das 16h, no Terminal Fernão Dias, na Rua Tito Flavio, Jardim Julieta. No local, serão doados, por exemplo, 80 kits de higiene e 80 livros. Também haverá a oferta gratuita de serviços como corte de cabelo, manicure, aferição de pressão e glicemia. Para cuidar dessas atividades, apenas na ação do Jardim Julieta (SP), o Guardiões da Estrada contará com 65 voluntários, que incluem quatro cabeleireiros, dois técnicos em enfermagem e duas manicures.

Parou de quebrar  

Madriel Silva dos Santos, 44 anos, já participou como voluntário de ação anterior do programa, ajudando na montagem das tendas e levando suporte emocional aos assistidos. Ele compartilha o que vivenciou: “Foi uma vivência única. Pelo fato de os caminhoneiros ficarem longe da família até por meses, podemos aprender muito com suas histórias e dar um pouco de atenção”.

Mas, o que os próprios beneficiados acham da iniciativa do Guardiões da Estrada? “A experiência que eu tive foi muito boa”, revela Nildo Miguel da Silva, 51 anos, de Picos, no Piauí. Ele continua: “Antes de encontrar os voluntários do programa, meu caminhão vivia quebrando. Depois, tudo mudou”. O motorista completa: “Só tenho a agradecer por esse trabalho e espero ver mais de vocês por aí”.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: cedidas