Há algo que você precisa saber sobre os realities shows
O tema foi assunto do programa "Não é fofoca, é aprendizado", exibido pela TV Templo
De acordo com a ciência, os realities shows são populares porque se tornaram uma forma de escapismo. E para entender mais sobre isso, o programa Não é fofoca, é aprendizado abordou o assunto nesta terça-feira, 4 de janeiro.
As apresentadoras Aline Munhoz, Fabiana Ferreira e Amanda Bersan enfatizaram que o escapismo nada mais é do que uma maneira de fugir da rotina ou da realidade.
Portanto, uma pessoa assiste a um reality para se desligar do próprio mundo e até aliviar o estresse. Pois, estressadas, as pessoas procuram por conteúdos que não exijam concentração.
“Isso permite que a pessoa escape um pouco dos próprios dramas e problemas que enfrenta em sua vida, fazendo ela se sentir menos mal ao ver outras pessoas também vivendo seus dilemas”, explicou Amanda Bersan.
Quando deixa de ser só entretenimento
Ou seja, os dramas alheios, exibidos nesses programas, geram a sensação ilusória de bem-estar em relação aos problemas que o telespectador está enfrentando. Mas isso é passageiro, pois a real situação continua ali.
Em outras palavras, quando uma pessoa escolhe acompanhar um reality a fim de escapar de sua vida, isso é prejudicial.
Dessa forma, o perigo está quando tudo deixa de ser apenas diversão e se torna um vício ou uma maneira de evitar a mudança de vida.
“Então, você tem que se perguntar se tem usado isso como uma forma de fuga dos problemas ou para se sentir melhor sobre si mesma. Assim, você consegue identificar o porquê de estar fazendo isso. Pois, apenas fugir não muda a sua vida, é necessário enfrentar os problemas, mesmo não sendo fácil”, orientou Aline Munhoz.
Ela ainda ressaltou que não somente são os realities shows que deixam as pessoas vidradas, mas também seriados de televisão, filmes e outras formas de entretenimento.
Mas, como enfrentar os problemas?
Sendo assim, fugir dos próprios problemas não é a solução. Logo, não aceite viver no comodismo, nem aprenda a conviver com as situações ruins. Antes, decida resolvê-las. Pois, a única maneira de vencer as dificuldades é as enfrentando.
É aí que a fé sobrenatural entra em ação. Não se trata de uma religião, mas sim de usar a sua fé na Palavra de Deus, pois é ela que lhe fará vencer todas as situações ruins da sua vida.
“… e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” I João 5.4
“Então, você precisa se encher da Palavra de Deus para que possa ter fé. Não para fugir dos problemas, mas para enfrentá-los e consequentemente vencê-los”, ensinou Aline.
Confira o programa completo:
E não deixe de assistir, de segunda a sexta-feira, às 11h, o programa Não é fofoca, é aprendizado, que sempre traz temas da atualidade, ensinando lições diárias de fé e sabedoria.
O programa é transmitido ao vivo pelo canal 10, da TV Templo, assim como pelo Univer Vídeo ou ainda pelo Facebook.