Há limites para a inteligência artificial?
Durante experimento, robô convence outras máquinas a entrarem em greve
Um robô equipado com inteligência artificial convenceu outros 12 robôs a “abandonarem seus postos” em um showroom de uma fábrica em Xangai, na China.
Detalhes:
Câmeras de segurança registraram o momento em que Erbai – robô desenvolvido por uma empresa de Hangzhou – entrou na sala e conversou com outras máquinas. Ele pergunta aos robôs se estão trabalhando horas extras e se gostariam de ir “para casa” com ele.
O episódio aconteceu em agosto, como um teste, mas só foi divulgado recentemente. Segundo informações do The Times of India e confirmadas por outros jornais, o experimento é uma parceria entre as empresas envolvidas. A fabricante de Hangzhou propôs o teste à empresa de Xangai, que autorizou o uso de seus robôs na simulação. A intenção era verificar a capacidade de persuasão de Erbai e avaliar potenciais vulnerabilidades nos sistemas de segurança e protocolos de operação.
As empresas envolvidas revelaram que Erbai conseguiu acessar os protocolos internos de operação dos robôs da fábrica e utilizou permissões que não deveriam estar acessíveis. Essa brecha de segurança foi destacada pela fabricante de Xangai como um ponto crítico.
Medos:
Com o avanço da inteligência artificial, humanos temem pelas possíveis ações que máquinas terão no futuro. Ainda que a interação tenha sido conduzida em um ambiente controlado, a capacidade do pequeno robô de liderar os outros gerou debates sobre a segurança e a ética no uso de IA em ambientes industriais.
Especialistas alertaram que casos semelhantes, em contextos reais, poderiam causar interrupções em larga escala e comprometer operações estratégicas. O experimento levantou discussões sobre o potencial de robôs com IA avançada influenciarem outros dispositivos e até mesmo humanos.
Além disso:
A tecnologia já faz parte do dia a dia do ser humano e a inteligência artificial avança a passos largos. Além do receio de até onde ela pode chegar, é importante saber que esta realidade também é um sinal de que o fim está próximo.
“[…] encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará” Daniel 12.4
Assim, a dependência da tecnologia pode nos levar a um caminho altamente prejudicial à vida e à alma humana. Portanto, vale a pena refletir: como tem sido o seu comportamento diante das novas tecnologias e como elas têm afetado o seu relacionamento com Deus?
Faça isso:
Por isso, o preparo para o fim se faz ainda mais necessário. Por isso, busque compreender os acontecimentos que estão por vir, adquirindo o exemplar do livro “A Terra Vai Pegar Fogo”. E na plataforma Univer Vídeo, acesse uma série especial sobre o tema.
Além disso, aos domingos, também ocorre o Estudo do Apocalipse, às 18h, no Templo de Salomão e em todos os templos da Universal.