Hoje é celebrado o Dia da Saudade

De que forma você tem lidado com este sentimento?

Celebrado anualmente no dia 30 de janeiro, o Dia da Saudade foi datado com o objetivo de relembrar algum momento vivido e que faz a pessoa ter saudades. A data comemorativa visa demonstrar tal sentimento por meio de homenagens, demonstração de consideração ou a reaproximação daqueles que amamos.

O que é a saudade:

Em algum momento da vida, expressamos o sentimento de saudade. As causas são diversas e podem variar desde a nostalgia de bons momentos vivenciados no passado com alguém que, por algum motivo ou privação, a exemplo do luto, já não está mais aqui.

A saudade relacionada à ausência de algo ou alguém pode ser momentânea ou permanente, é um sentimento considerado natural e todos estamos suscetíveis a ele. Porém, em alguns casos, ele se torna extremamente nocivo, a exemplo de mágoas, traumas e ressentimentos capazes de paralisar a vida de quem está envolvido.

Em consequência, a junção de sentimentos negativos faz com que muitos vivam constantemente presos ao passado, tornando-se incapacitados a idealizar e construir um novo futuro.

Se desprenda do passado:

Embora muitos acreditem que não temos o controle sobre nossas emoções, saiba que é possível contornar este pesar.

Veja como:

– Tomando atitudes/decisões necessárias como pedir perdão, se perdoar, jogar fora algo que lhe prenda ao passado;

– Tirando lições do que aconteceu e olhando para frente;

– Decidindo não lembrar mais do que aconteceu. Foque em mudanças positivas, faça planos e busque construir um novo futuro.

– E, por fim, entregando o seu passado, presente e futuro nas mãos dAquele que pode fazer tudo novo: DEUS.

O seu presente não precisa ser a extensão do seu passado, a construção de uma nova vida e de um novo amanhã dependem exclusivamente de você! Pense nisso.

Leia também:

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock