Hoje é o Dia Mundial da Alfabetização

Saiba como este assunto é importante para o intelecto e a alma

Imagem de capa - Hoje é o Dia Mundial da Alfabetização

O 8 de setembro é considerado Dia Mundial da Alfabetização. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1967.

A importância deste assunto não tem só a ver com crianças e adultos saberem ler e escrever. Mas promover ações para que todos tenham acesso aos benefícios da leitura. Além de diminuir os índices de analfabetismo, que ainda são altíssimos.

De acordo com dados divulgados pela Unesco, em 2018, 617 milhões de crianças e adolescentes no planeta não tinham habilidades mínimas no que diz respeito à leitura, escrita e matemática. Também existem cerca de 750 milhões de jovens e adultos que não sabem ler nem escrever.

Atitude cidadã

Até poucas semanas atrás, o massagista do Ceará Sporting Club, Orlando, de 64 anos, fazia parte desta estatística. Com uma infância humilde, desde muito novo, teve de trocar os estudos pelo trabalho para ajudar os pais financeiramente.

Até que durante uma conversa o zagueiro do time, Klaus, decidiu que o ensinaria a ler e escrever, atitude que repercutiu na mídia. “Estava no departamento médico e acabei ouvindo a história do seu Orlando, que ele não sabia ler e queria muito aprender para ler a Palavra de Deus. Então comprei os livros, fiz o material e começamos”, explicou o jogador.

Projeto Ler e Escrever

Por meio da leitura, o ser humano tem acesso à cultura, ciência, conhecimento, entretenimento e, ao mais importante, à Salvação. E não importa a idade que se aprende a ler, a exemplo do senhor Orlando, o que vale é a força de vontade, pois nunca é tarde para aprender.

Para isso, é importante que o Governo, escola e família andem de mãos juntas em direção a este objetivo. A Universal mantém o “Projeto Ler e Escrever”, desde a década de 90, que mantém aulas por todo o País, seguindo as diretrizes do Ministério da Educação, sem caráter de graduação, mas que auxilia jovens, adultos e até mesmo idosos a aprenderem a ler.

Durante o mês de setembro, por exemplo, os voluntários do grupo Calebe desenvolverão uma série de aulas para idosos, dentro do programa, que os ajudarão na alfabetização. Clique aqui e saiba mais.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock