Hoje é o Dia Mundial do Combate a Diabetes
O açúcar é o principal vilão e causador da doença. Evite
No dia 14 de novembro foi instituído como Dia Mundial do Combate a Diabetes. A data existe a fim de conscientizar as pessoas sobre a doença, como preveni-la e tratá-la. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês) existem 463 milhões de adultos com diabetes em todo o mundo.
Contudo, no Brasil o número chega a 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos). Assim, o País se torna o 5º em incidência de diabetes no mundo, perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.
Os principais motivos para o surgimento desta condição são a má alimentação e o sedentarismo. Afinal, a doença surge devido a alta taxa de açúcar contida no sangue. Nessa situação, o pâncreas não consegue mais produzir a quantidade de insulina que o organismo necessita para quebrar a glicose do sangue.
Existem dois tipos de diabetes. A do tipo 1 é causada por características genéticas e a chamada de tipo 2 é adquirida ao longo da vida quando estimulada por maus hábitos como o sedentarismo e alimentação rica em açúcares e carboidratos. A obesidade é um dos principais fatores de risco para o surgimento da diabetes tipo 2, o mais comum no Brasil.
Açúcar: o principal vilão
O excesso de açúcar é um dos principais fatores que causam o diabetes, sendo que o do tipo refinado é o mais prejudicial. Para o nutrólogo Dr. J Bussade um “grande mal do açúcar refinado é que ele sobe 25 vezes mais a pressão arterial do que o sal.”. Assim, também é importante ressaltar que a hipertensão arterial é um dos fatores de risco do diabetes.
O especialista explica que o açúcar refinado é inflamatório e causador de doenças degenerativas e envelhecimento precoce. Para substituí-lo, Bussade recomenda o mel, uma opção mais saudável.
“Além disso, o mel também contém grande quantidade de vitaminas e é capaz de fortalecer o sistema autoimune. Entre os açúcares mais indicados para o consumo humano estão o mascavo, o orgânico e o de coco. Eles podem ser consumidos até mesmo por pessoas com diabetes, uma vez que eles não passam por processo de refinamento e, portanto, não perdem sais minerais e vitaminas”, ensina.
Aliando este cuidado a uma alimentação saudável e prática de atividades físicas, você estará cuidando para evitar este problema.