“Hoje em Dia”: Márcia Pires compartilhou jornada de abusos e transformação durante programa desta manhã (31)

Saiba como foi a participação a autora do livro “Da Ferida à Cicatriz”

Imagem de capa - “Hoje em Dia”: Márcia Pires compartilhou jornada de abusos e transformação durante programa desta manhã (31)

Na manhã desta segunda-feira (31), a escritora Márcia Pires, autora do livro “Da Ferida à Cicatriz”, participou ao vivo do programa Hoje em Dia, da Record.

Na oportunidade, uma reportagem especial introduziu o tema, apresentando relatos reais de mulheres que sofreram abusos e violência doméstica. Aliás, estima-se que quase 40% das brasileiras já tenham passado por essa situação.

O propósito da participação:

Na ocasião, além de divulgar o lançamento oficial de seu livro, que acontece hoje (31), Márcia compartilhou sua história pessoal, revelando os desafios que enfrentou e que a inspiraram a escrever a obra. Ademais, ela relatou como, no passado, se via como um fardo para os outros, carregando uma autoestima profundamente abalada.

A decisão de expor sua história:             

A autora enfatizou que sua trajetória de sofrimento não é maior do que a de tantas outras mulheres, mas acredita que sua superação pode transformar vidas.

  • “Eu não posso dizer que minha história é a mais difícil, mas posso dizer que superei. E a maioria, infelizmente, não consegue”, afirmou.

Ademais, ela destacou que o que a motivou a compartilhar sua experiência foi a percepção de que o caminho do abuso é solitário. No entanto, ao longo de sua jornada, descobriu formas de enfrentar seus traumas, algo que muitas vítimas não têm oportunidade de fazer.

Sinais de alerta:

Ainda durante o programa, a escritora ressaltou que, acima de tudo, o primeiro passo para a transformação é acreditar que existe uma vida melhor além do sofrimento.

Nesse ínterim, a autora alertou para os sinais que indicam que uma mulher pode estar sendo vítima de abuso ou violência doméstica. O isolamento, por exemplo, é um dos principais indícios, como o afastamento da família e dos amigos.

Além disso, mudanças no comportamento, no modo de se vestir e até mesmo um olhar entristecido podem ser sinais de que algo não está bem.

Não tolere o abuso:

  • “O abuso vai tentar te convencer de que você está marcada, mas a verdade é que você ainda é aquela mulher de antes. O que precisamos fazer é resgatar essa identidade”, explicou Márcia.

Portanto, se você está passando por algo semelhante, não tolere.

  • “Não aceite ser desmerecida, diminuída, alvo de comentários pejorativos ou agressões físicas. Tudo começa pequeno, mas cresce rapidamente”, alertou a autora.

Confira a agenda e lançamento:

31/3/2025

  • Horário: 19h30
  • Local: Templo de Salomão — Av. Celso Garcia, 605, 10º andar, Brás, São Paulo. Autora presente para sessão de autógrafos.

01/04/2025 

  • Horário: 18h30. Noite de autógrafos.
  • Local: ArcaCenter Brasília – Solo Sagrado DF. QS 01 Lote 01 – Taguatinga, Brasília – DF

02/04/2025

  • Horário: 18h. Noite de autógrafos.
  • Local: ArcaCenter – Livraria, Solo Sagrado Rio de Janeiro. Av. Dom Hélder Câmara, 4242 – Del Castilho, Rio de Janeiro.
  • Assista à participação especial de Márcia Pires no programa Hoje em Dia:

Leia também:

Godllywood Autoajuda: como você se vê?

Meditação da Palavra: Cristiane Cardoso e Márcia Pires

 

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Reprodução