Homem planeja a vingança contra a vizinha por mais de 20 anos

Veja os efeitos negativos de cultivar sentimentos negativos dentro de si

Imagem de capa - Homem planeja a vingança contra a vizinha por mais de 20 anos

A mágoa e o desejo de vingança são um dos sentimentos mais nocivos que o ser humano pode cultivar. Geralmente, além de causar mal ao seu portador, prejudica outras pessoas.

Prova disso é um caso recente de um criminoso que alimentou estes dois sentimentos por mais de 20 anos. Ricardo Frederico da Silva Pinto era casado e, de acordo com testemunhas, agredia frequentemente a mulher. Ele também era conhecido por ser desocupado, viciado em drogas e muito violento.

Na mesma época sua vizinha, Dona Maria Alice, contratou um pedreiro para reformar a casa. Este funcionário e a mulher de Ricardo se apaixonaram e foram embora. Após isso, Ricardo começou a cometer uma série de crimes, foi preso e desde então culpa a vizinha por todo seu desgosto. Jurou vingança, a ameaçou de morte e 20 anos depois cumpriu sua promessa.

Assista abaixo a matéria completa do caso no Domingo Espetacular:

Efeitos da mágoa

A mágoa, o ódio e o desejo de vingança tornam a vida da própria pessoa um inferno. Ela fica amarga, infeliz em todos os relacionamentos e, consequentemente, solitária. É um verdadeiro câncer que corrói todo seu interior.

Ela ainda engana seu portador, pois o faz pensar que é simplesmente vítima da situação. “A pessoa culpa a todos que acha responsáveis pela sua miséria. Mas, na verdade, a culpa é sua, pois guardar isso dentro de si é uma decisão sua e não de quem te feriu”, fala o Bispo Renato Cardoso. Enquanto viver preso a isso, sua vida também não anda.

A cura

O doente desse mal acha, erroneamente, que é a vingança que irá curá-lo. Mas, na verdade, estes problemas só são sanados com uma atitude muito simples: o perdão.

É simples porque depende apenas de uma decisão. “Decidir perdoar não é um ato complexo, porque minha inteligência me diz que o perdão é muito mais lucrativo para mim do que o alto custo da mágoa. Ele te liberta, você não é mais escravo de quem te machucou. O perdão é para que você não sofra, todos os dias, pelo que aconteceu”, fala o Bispo.

O Bispo completa explicando que, uma vez que esta decisão é feita, a dificuldade de perdoar vai reduzindo a cada passo:

  1. Tirar lições do ocorrido
  2. Parar de pensar no que ocorreu
  3. Olhar para frente
  4. Focar em coisas e mudanças positivas
  5. Ser grato por Deus nos tratar com misericórdia diante de nossos próprios erros

Encontre ajuda para perdoar

Em toda Universal, às quartas-feiras, acontece a Escola da Fé Inteligente, onde todos os participantes recebem a direção que vem do Alto para se fortalecer espiritualmente.

“A Escola da Fé Inteligente envolve abrir a Palavra de Deus e aprender a tirar a força que você precisa para a sua vida”, explicou o Bispo Renato Cardoso.

Por isso não perca. Você poderá participar no Templo de Salomão (com 30% da capacidade e seguindo as orientações do Ministério da Saúde), às 10 h, 15h e 20h, ou em uma Universal mais próxima de sua casa (consulte o endereço aqui).

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Getty Images