Homem, precisamos falar sobre o “Novembro Azul”

Estamos em um período de conscientização sobre a saúde masculina

Imagem de capa - Homem, precisamos falar sobre o “Novembro Azul”

Segundo a Biblioteca Virtual da Saúde, do Ministério da Saúde, com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata mata um homem a cada 38 minutos. É o segundo tipo de câncer que mais acomete a população masculina.

Novembro Azul:

É por isso que o assunto tem sido tratado sob a temática do “Novembro Azul“. O intuito é que os homens se conscientizem sobre os cuidados necessários, o diagnóstico precoce, a procura pela ajuda médica, entre outras informações e ações necessárias.

Se você, homem, tem mais de 60 anos e sabe de algum caso de câncer de próstata na família, o assunto é ainda mais sério. A recomendação do INCA é que se procure o atendimento médico. Mas, acima dos 45 anos, fique atento. No começo, não há sintomas que possam ser percebidos. Eles só aparecem em etapas avançadas da doença, o que dificulta o tratamento.

Cuide da sua saúde:

Vale lembrar que, para todas as idades, o alerta para os cuidados com a saúde é o mesmo.

Por exemplo, pode parecer bobeira, mas há inúmeros alimentos disponíveis nas prateleiras que possuem muito sódio, açucares e uma variedade de produtos químicos. Ou seja, aos poucos, a pessoa vai danificando os órgãos, debilitando a própria saúde por causa de uma má alimentação. E a “fatura” chega só depois.

Portanto, preste muita atenção ao que você consome diariamente, evite o sedentarismo, tenha um estilo de vida sóbrio e equilibrado. Além disso, procure o acompanhamento médico.

Leia também:

Novembro Azul: ação contra o câncer de próstata deve beneficiar quase 30 mil

Novembro Azul: a saúde masculina também merece atenção

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock