Homem presente

Aproveite todos os momentos ao lado de seus filhos e de sua esposa antes que a vida passe e você nem perceba

Imagem de capa - Homem presente

Certa propaganda de TV antiga dizia que “não basta ser pai, tem que participar”. O comercial estava certo. No nosso caso, os homens, não basta mesmo só termos um laço de parentesco ou amizade. Devemos, de fato, sermos não só pai, mas também marido, namorado, noivo, filho, amigo, colega e por aí afora.

Muitos caras têm filhos, o que não quer dizer que sejam realmente pais. Quantos estão casados, mas não chegam nem perto de ser maridos? Outros, por sua vez, desrespeitam seus pais. Alguns ocupam um cargo importante (aliás, todos são), mas só fazem enrolar e ganhar um salário que não merecem – e, além disso, atrapalham o trabalho alheio.

Indivíduos assim se esquecem da importância de um elemento essencial à vida: o agora. Sem querer, muitos deixam o tempo passar como se não fizessem parte dele. Se você é um veterano, nunca se pegou fazendo aquele clássico questionamento “puxa, como o fulano (ou fulana) cresceu e eu nem percebi?” E é de seu filho ou de sua filha que está falando, espantosamente.

Pois é, amigo, a vida passa e não lhe pergunta se pode seguir em frente. Ela vai e, se você não a acompanha, já foi. Antes de ser um velho amargurado, arrependido e de descobrir que ficou muito distante da família, que tal aproveitar enquanto pode?

O segredo é se esforçar para dar a devida atenção a algo imprescindível: este momento. Não é um daqueles conselhos idiotas e mundanos como “aproveite a vida” sem se importar com o amanhã. O futuro, próximo ou distante, conta, claro, mas, sem o presente, ele não vem.

Quer uma prova? Quando escrevi este texto, usei meu “agora” e elaborei o que você lê aí no seu “agora”. Só que o meu já é passado, o seu acontece exatamente neste segundo. Usei aquele momento, que virou um “ontem”, para plantar uma semente que você colhe no seu “hoje”. E, acredite, estou não só tendo uma sensação muito boa de cumprir bem meu dever como fico realmente feliz de que isso terá uma boa repercussão, uma continuidade benéfica.

Se você sabe aproveitar melhor o momento que está com sua esposa, ela se sente cuidada, percebe que realmente importa para você. Com certeza, isso se refletirá ao longo da semana, do mês, dos anos… Não haverá a desculpa de carência, pois ela tem um marido que não só leva esse título, mas o exerce. Você está presente para ela, seja nos momentos com a família, seja nos a dois.

A interação de hoje com seus filhos será prazerosa e fará um efeito ainda maior por toda a vida deles – inclusive como adultos, quando for a vez deles como pais, maridos, esposas, colegas de trabalho, membros de equipes.

E, claro, é imprescindível também estar presente para alguém muito importante: você mesmo. Já falamos aqui, em outras ocasiões, da importância de o homem ter seus momentos sozinho (veja no link https://www.universal.org/noticias/sua-fortaleza-d…).

Você deve ser o ator principal no filme da sua vida. E, em algumas situações, um coadjuvante de peso para que a trama de outra existência se desenvolva satisfatoriamente. Mas, infelizmente, o que não falta é muito sujeito por aí não passando de simples figurante. E, para isso, meu caro, não existe “Parte II” depois do “The End”.

A hora é agora

Administrar o tempo é o segredo de muitos homens de sucesso ao longo da história da humanidade. Ninguém virou um grande homem só “observando a grama crescer”. O Desafio #35 do IntelliMen fala sobre como agir a esse respeito. Está lá no link http://blogs.universal.org/renatocardoso/blog/2013.

Hoje em dia o respeito é fundamental para que haja um bom relacionamento interpessoal. Se você é homem e deseja mudar suas atitudes, a hora é agora. Participe do projeto Intellimen e aprenda como ser um homem melhor. Para mas informações sobre o grupo clique aqui

imagem do author
Colaborador

Por Marcelo Rangel / Fotos: Fotolia