Homem: um conselho para você, vindo da Própria Bíblia
Entenda como não cair nas ciladas do mal e proteger sua vida amorosa, familiar e, principalmente com Deus
Um dos conselhos mais valiosos oferecidos pela Palavra de Deus direcionada aos homens está na leitura dos capítulos 5 ao 7 do livro de Provérbios. Portanto, se você, homem, está se perguntando o que deve necessariamente ler na Bíblia, especialmente quando lhe falta inspiração, veja esses capítulos como um excelente ponto de partida. Eles estão repletos de conselhos e advertências sobre o perigo do adultério e ilustram como uma paixão pode arruinar a vida.
No capítulo 5 de Provérbios, versículos 1 a 4, é possível encontrar uma das mais notáveis advertências: “Filho meu, atende à minha sabedoria, à minha inteligência inclina o teu ouvido, para que guardes os meus conselhos e os teus lábios observem o conhecimento. Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite, mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.” Nessa passagem, é possível ver como a sedução do pecado começa: ela atrai, encanta, mas, ao final,
traz destruição.
O Bispo Renato Cardoso, ao comentar sobre este assunto, destacou a importância de entender como o pecado opera: “o pecado começa com uma sedução. O pecado é sedutor. Se ele não fosse tão sedutor, ninguém o desejaria”. Nesse sentido, é preciso estar atento às armadilhas, inclusive, às pequenas permissões que são feitas através de seus pensamentos e suas emoções. Vale ressaltar que, quando permitimos que uma ideia pecaminosa se instale em nossa mente, estamos abrindo as portas para que ela se concretize em ações. A história do rei Davi e de Bate-Seba é um exemplo disso. Davi, ao ver Bate-Seba de sua varanda, deu vazão ao desejo que nasceu em seu coração e as consequências disso foram catastróficas.
Salomão, filho de Davi e BateSeba, conhecia bem essa história e, por isso, suas palavras são tão afiadas. No versículo 21, ele ainda faz um alerta para o perigo de desperdiçarmos a intimidade e o amor dentro do casamento, algo tão precioso quanto a água era em tempos antigos: “Bebe água da tua fonte e das correntes do teu poço”. Se fizer isso, por sua vez, não haverá espaço para que o mal se insinue.
O Bispo Renato ainda advertiu: “cuidado com os seus olhos”, se referindo ao poder da sedução visual que pode levar à queda. Por isso, o homem precisa ser cauteloso para não deixar que sua carência afetiva o leve a buscar conforto em outros lugares. “Enquanto há tempo de você despertar, preste atenção à Palavra de Deus, pois Ela alerta, para que depois você não diga que não sabia”, observou o Bispo. Busque a Verdade, portanto, na Bíblia e A aplique em sua vida.
Intellimen
Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou @intellimen, no Instagram, cumpra os desafios e participe das palestras.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!