Homenagem na Assembleia Legislativa
Projeto Vício Tem Cura é homenageado em São Paulo
No dia 22 de abril, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realizou uma sessão solene em deferência ao trabalho do projeto Vício Tem Cura (VTC), da Universal. A homenagem foi sugerida pelo deputado estadual Rui Alves (Republicanos) e compareceram ao evento a deputada estadual Edna Macedo (Republicanos) e os Bispos André Souza e Nilton Patrício, atual responsável pelo VTC.
A sessão teve início com a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Em seguida, foi exibido um vídeo institucional sobre o trabalho realizado pelo VTC ao longo de dez anos de existência.
O deputado Alves explicou por que propôs a homenagem: “o vício tem assustado as famílias e coloca em risco o futuro das pessoas. Quantas pessoas são afetadas por esse problema! Hoje, nessa sessão solene, veremos que esse sofrimento pode ter solução. Veremos depoimentos de pessoas que viveram na pele os males que o vício causou em suas vidas, mas que conseguiram dar a volta por cima e passaram a ter uma convivência plena consigo mesmas, com suas famílias, amigos e com a sociedade. Elas foram ajudadas no VTC”.
Uma das pessoas que contaram sua história de superação foi Márcia Carolina de Oliveira, autônoma de 33 anos: “eu morava e trabalhava fora do Brasil. Cheguei a ter vícios e depressão. Então, ao chegar ao Brasil para passar um período de férias, tive um surto. Conheci o trabalho da Universal e do VTC e pedi ajuda. Hoje estou curada, me libertei e sou voluntária neste projeto há mais de quatro anos”.
Outro relato foi da autônoma Fernanda da Silva, de 29 anos, que disse que seu sofrimento começou na infância. Tanto seu pai quanto sua mãe eram alcoólatras e ele morreu afogado, bêbado, quando ela ainda era criança. Sua mãe também faleceu quando ela era pequena. “Com sete anos, eu já era uma criança depressiva, viciada em álcool e cigarro. O meu primeiro coma alcoólico foi aos 10 anos e desse período até a adolescência conheci a cocaína e a prostituição. Fui apreendida cinco vezes pela Justiça, quando era menor de idade. Procurei ajuda em vários lugares, mas quando cheguei à Universal fui curada dos vícios. Me libertei há dois anos”.
Esses são dois dentre inúmeros casos de pessoas auxiliadas pelo VTC no Brasil e no mundo inteiro. Segundo o Bispo Patrício, “o projeto tem a finalidade de ajudar as pessoas que, infelizmente, já recorreram ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps), a clínicas particulares, a psicólogos, psicanalistas, psiquiatras, tomaram vários tipos de medicamentos para se libertarem do vício e não conseguiram. Sabemos que por trás do vício existe uma força interior que atua na cabeça do dependente. Então, o Vício Tem Cura tem o objetivo de ensinar as pessoas a olharem para dentro de si mesmas e enxergarem que há uma força interior que ela pode usar e, então, mudar sua mente e vencer qualquer tipo de vício”, declarou.