Ignorar não é a solução

Apesar de ser uma atitude considerada normal para muitos casais, o “tratamento do silêncio” é tóxico para o relacionamento

Imagem de capa - Ignorar não é a solução

Muitas pessoas optam pela separação não pelo fato de terem deixado de amar seus parceiros, mas porque preferem fugir dos problemas que não conseguem resolver. Outras, sem saber como solucionar os impasses do casamento, aderem à atitude de “dar um gelo” no cônjuge e sofrem com as dificuldades na relação conjugal.

A vida a dois exige que se saiba lidar com as diferenças e resolver as dificuldades. Há muitos maridos que até preferem o silêncio diante de situações adversas. Contudo, grande parte das esposas usa o “tratamento do silêncio” para chamar a atenção dos maridos ou para tentar resolver o problema sozinhas, sem terem um diálogo inteligente com eles.

Esse comportamento pode ser reflexo de gerações passadas. Há mulheres, por exemplo, que presenciaram atitudes desse tipo no casamento de seus pais e por isso as reproduzem.

O problema é que agindo dessa forma nenhuma questão será resolvida. O que vai acontecer é um acúmulo dos problemas que já existem e o desencadeamento de outros, como ressentimento, esfriamento conjugal e outros que resultam em um abismo emocional.

É importante entender que quanto mais a mulher agir dessa forma mais o silêncio vai fazer parte do casamento e se tornar um hábito “natural” entre ela e o marido.

Você, mulher, precisa entender que esse silêncio é uma dificuldade que você tem de lidar com as situações que lhe incomodam ou que fogem do seu controle: por exemplo, uma mania do seu marido que ele ainda não mudou ou algo que ele fez e lhe chateou.

Independentemente da situação, pense: em quê o ato de “dar um gelo” no seu marido tem adiantado? Quantos momentos você deixou de conversar ou de receber o carinho dele por causa do seu orgulho? E qual foi a última vez que ele ficou tentando falar com você e isso apenas os afastou?

Pare com esse “gelo”
Remova esse comportamento do seu casamento e da sua vida. Sempre que algo lhe incomodar (depois que os ânimos estiverem mais calmos), não ignore o problema a ponto de se calar. Em vez disso, converse com seu marido, exponha o que não gostou e saiba ouvi-lo.

Por meio de uma conversa inteligente, os dois entenderão os problemas que estão diante de vocês e juntos saberão o que fazer para resolvê-los.

Talvez não seja o seu companheiro que seja a vítima do silêncio, mas você. Neste caso, pode ser que ele não esteja sabendo agir de modo diferente. Então, para ajudá-lo a vencer o orgulho, chame-o para conversar e entender o que acontece com ele. Se ele resistir no início, mostre que você deseja estar bem com ele e até procure lhe pedir desculpas por algo que tenha lhe ferido.

Comece a criar pontes que os una novamente e acabe com esse abismo que o silêncio construiu.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty Images