Incapacidade e dependência de Deus

As fragilidades da mulher são oportunidades para que ela seja usada pelo Altíssimo, já que Ele busca humildade e não capacidade em quem O serve

Imagem de capa - Incapacidade e dependência de Deus

Para a sociedade, as pessoas que demonstram que têm mais experiência, condições intelectuais e formação costumam ser consideradas mais capazes de ter sucesso em uma atividade, em comparação a outras que não possuem as mesmas qualidades e credenciais. Contudo Deus não segue as regras do ser humano, como esclarece o versículo contido em 1 Coríntios 1.27: “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”.

Em um episódio especial da Meditação da Palavra, gravado em Londres, Cristiane Cardoso e Ester Bezerra explicaram que Deus deseja usar justamente aqueles que se enxergam limitados e incapazes. Para ilustrar isso, Cristiane lembrou a história do profeta Jeremias, que, ainda muito novo, foi chamado por Deus para grandes realizações, como lemos em Jeremias 1.5: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta”. Apesar disso, por um momento, ele chegou a achar que não era capaz de exercer tal tarefa por causa da sua idade. “O Senhor sabia a idade dele, mas isso não era impedimento para a grande Obra que Ele faria por meio de Jeremias”, disse Cristiane.

Deus não escolhe quem tem capacidade para realizar grandes feitos, mas, sim, quem entende que sua dependência total está no que é provido pelo Altíssimo. “Quem teme a Deus nunca vai se sentir capaz de algo e, exatamente por entender sua fragilidade, vai depender dEle para realizar o que lhe é pedido”, acrescentou Ester.

Servir ao senhor

Cristiane ainda detalhou que quando uma mulher se coloca na posição de dependente de Deus, ela se compara a uma criança quando guiada por um adulto ao escrever: ainda que realize a tarefa, na verdade, quem a levou a conseguir tal feito foi a outra pessoa. “Enquanto eu me enxergar como essa ‘coisa louca’, fraca, humilde e desprezada, sempre estarei sendo útil nas mãos dEle. Por isso, temos que deixar o propósito de Deus fluir em nós sem receios, medos ou complexos, mas sermos livres para servir”, reforçou Cristiane.

Ser humilde, entretanto, é diferente de ser inferior. “Ter humildade é reconhecer que não possui a capacidade para aquilo que lhe é pedido ou confiado, mas isso não a faz inferior a ninguém, pois Quem está dentro de você a faz alguém muito importante”, afirmou Cristiane.

Segundo Ester, depender de Deus é algo bom e que traz paz à mulher, pois proporciona a tranquilidade de saber que Ele está cuidando e direcionando sua vida. Isso, por sua vez, faz da mulher alguém especial: “É igual a sermos escolhidas pelos nossos maridos entre tantas mulheres. Mas, antes deles, Deus nos escolheu para estarmos aqui e O servirmos e isso nos faz especiais. E é nisso que temos de nos gloriar”, concluiu.

Godllywood:

Assista à Meditação da Palavra ao vivo toda segunda e sexta-feira, no Univer Vídeo, e siga o perfil @godllywoodoficial no Instagram.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Fotos: nicoletaionescu e pcess609/GettyImages