Incêndios na Califórnia (EUA): um alerta de proporções históricas
Veja o que está acontecendo na Califórnia e o que isso tem a ver com os sinais do fim
Os incêndios florestais que atingem o sul da Califórnia (EUA) nesta semana trouxeram destruição e desespero para milhares de pessoas. A tragédia já é considerada o pior incêndio da sua história, e além das perdas humanas, até o momento, 11 mortes foram confirmadas, cerca de 180 mil moradores precisaram abandonar suas casas.
O que você precisa saber:
- Desde o início dos incêndios, cerca de 12 mil hectares de terras foram devastados, afetando comunidades costeiras e vales do sul da Califórnia, como San Fernando e San Gabriel. Mais de 10 mil casas e comércio foram destruídos pelos incêndios.
- O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou estado de emergência, liberando fundos federais e enviando equipamentos para auxiliar nos esforços de combate às chamas. Helicópteros, caminhões de bombeiros e aviões-tanque foram mobilizados para as áreas mais atingidas.
- A situação é agravada por ventos de 80 km/h, que aceleram a propagação do fogo. A crise deixou ainda cerca de 420 mil residências sem energia elétrica, ampliando o impacto para além da destruição física.
- Um novo foco de incêndio se propagou rapidamente entre a tarde de quinta-feira (9) e a manhã desta sexta-feira (10) na área de Los Angeles. Chamado de incêndio Kenneth, ele se espalhou por 388 hectares em poucas horas, alcançando a região de Calabasas, localizada no Vale de San Fernando, um subúrbio conhecido como um dos mais ricos dos Estados Unidos.
- As chamas começaram a cerca de 3 quilômetros de uma escola que estava servindo de abrigo para pessoas deslocadas por outro incêndio. O fogo chegou ao condado vizinho de Ventura, mas uma resposta rápida e intensa das equipes de bombeiros conseguiu conter a expansão das chamas.
- Inclusive, celebridades de Hollywood relataram perda de imóveis por causa das chamas ou algum outro tipo de complicação com o cenário. O Critics’ Choice Awards, uma cerimônia de premiação da indústria cinematográfica, foi adiado para fevereiro, ainda sem data definida.
Assista à reportagem do Jornal da Record que foi ao ar na noite desta sexta-feira (10):
Mais de 10 mil casas e comércios são destruídos pelos incêndios florestais na Califórnia (EUA)
➡️ Assista ao #JornalDaRecord ao vivo: https://t.co/tn9EUx5bLd #JR24H pic.twitter.com/MmVu6PmG71
— Jornal da Record (@jornaldarecord) January 10, 2025
Confira também as imagens da Record News sobre o ocorrido:
Por que é importante:
- Os incêndios na Califórnia não são novidade, mas seu aumento em frequência e intensidade tem chamado a atenção de especialistas e líderes globais. Este episódio, em particular, ocorreu em um período incomum — o inverno no hemisfério norte —, desafiando previsões e reforçando a imprevisibilidade dos eventos climáticos extremos.
- Além das consequências ambientais, os incêndios geram crises humanitárias, deixando milhares de famílias desalojadas e em situação de vulnerabilidade. Com um número crescente de desastres naturais pelo mundo, o episódio também levanta questões sobre as constantes mudanças climáticas.
- “O cheiro de fumaça é muito forte, mesmo dentro de casa, os carros estão cobertos de fuligem. Hoje tivemos uma alerta do departamento de saúde, que o ar está comprometido. E esta já é a maior cena apocalíptica, da história de Los Angeles, com relação aos incêndios. Os incêndios são muito comuns na Califórnia, só que dessa proporção, repito, apocalíptica, é uma combinação de má gestão e preparação”, disse a comentarista Ana Paula Henkel à Revista Oeste.
Para se refletir:
- A Califórnia tem vivido um período muito difícil envolvendo governos progressistas com agendas problemáticas, aumento da violência nas ruas e da população usuária de drogas, além da indústria artística de Hollywood, que, historicamente, enaltece a si mesma e despreza Deus de maneira explícita.
- É importante nos lembrarmos de que quando o ser humano se afasta de Deus, ele fica vulnerável espiritualmente. Assim, ao retirar o Altíssimo do centro de suas vidas, as pessoas colhem o fruto de suas más atitudes. É como está escrito: “Não erreis: Deus não Se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).
- Será que este cenário de destruição da Califórnia (envolvendo até mesmo a natureza) não está relacionado com um afastamento do Criador? Como explicar a anormalidade que está acontecendo ali? Fica a reflexão.
O fim dos tempos, segundo a Bíblia:
Aprenda sobre os sinais que antecedem o fim dos tempos com o livro “A Terra Vai Pegar Fogo”, de autoria do Bispo Renato Cardoso, e saiba como estar pronto para o que há de vir.
Veja também: