Iniciativa ampara pessoas em situação de rua de 2,1 mil cidades brasileiras

Em função do inverno, voluntários realizarão ação especial nesta terça (27) no Viaduto do Glicério em SP

Imagem de capa - Iniciativa ampara pessoas em situação de rua de 2,1 mil cidades brasileiras

Com a chegada do inverno, o programa social Anjos da Madrugada intensificará ainda mais a assistência prestada a pessoas em situação de rua, em todo o Brasil. Logo, nesta terça-feira (27), voluntários realizarão ações em 2.150 municípios brasileiros, a fim de levar doações e serviços gratuitos que amparem esse grupo da sociedade.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população em situação de rua no Brasil aumentou 38% entre 2019 e 2022, quando atingiu 281.472 pessoas.

“Sabemos que morar nas ruas não é uma condição fácil, porém, com a chegada das temperaturas baixas, a situação complica ainda mais. Muitos que vivem em situação de rua sentem-se tão excluídos e esquecidos que têm vergonha de procurar ajuda, então as doações que levamos são um meio de proporcioná-los um alívio imediato”, afirma o responsável pelo programa social, Filipe Santos.

Embora no inverno haja uma grande mobilização por parte dos voluntários, o Anjos da Madrugada realiza o trabalho social com a população de rua todas às terças-feiras, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Para a voluntária e confeiteira, Fernanda Amorim, ações como essa mostram às pessoas o quanto elas são importantes. “Muitos deles não sabem o que é tomar banho há dias, semanas e até meses, mas ali recebem um kit com toalha de banho, sabonete e shampoo, e também um kit com calça e camisa, roupa íntima, calçado e agasalho. São coisas tão simples, mas de extrema importância e necessidade. Assim como a refeição que distribuímos e sabemos que, para alguns, aquela pode ser a única depois de dias sem se ter o que comer”.

Na capital paulista

Em São Paulo, uma ação especial será realizada nesta terça (27), a partir das 18h, no Viaduto do Glicério, para amenizar o frio das pessoas em situação de rua que se encontram ainda mais vulneráveis nessa época mais fria do ano.

Com o apoio de 70 voluntários, o programa social estima amparar cerca de 150 pessoas com a distribuição de sopas, cobertores, agasalhos, calçados, kits de higiene e kits banho. Além disso, a iniciativa oferecerá também, gratuitamente, atendimento de saúde, jurídico e de beleza.

A voluntária e enfermeira, Soraya Rossato, conta que, em uma das ações do Anjos da Madrugada em SP, ajudou um senhor que estava com a perna edemaciada, mantendo uma gaiola de metal na perna, sangrando. Ele disse que já havia tentado ir ao hospital, mas não resolviam seu problema.

“Fizemos limpeza das lesões, que já estavam infectadas e, dois dias depois, conseguimos levá-lo ao hospital. Com isso, ele recebeu o tratamento correto e foi feita a remoção da gaiola”, relata a voluntária.

Criado pela Igreja Universal do Reino de Deus na década de 1980, o Anjos da Madrugada prestou assistência social a 925.202 pessoas em situação de rua em 2022.

imagem do author
Colaborador

UNIcom