Iniciativa leva doações e serviços gratuitos a 300 moradores de comunidade carente em Goiânia (GO)
Evento contará com distribuição de refeições, panetones, peças de roupa, calçados e brinquedos
Na próxima terça-feira (17), às 19h30, o evento “Vício Tem Cura nas Comunidades” deve beneficiar cerca de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade no Setor Estrela Dalva, bairro localizado em Goiânia (GO). Com o apoio e dedicação de 40 voluntários, a iniciativa do Vício Tem Cura (VTC) entregará refeições, panetones, peças de roupa, calçados e brinquedos.
Em 2023, um quarto da população goiana vivenciou algum nível de insegurança alimentar, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além dos donativos, serão oferecidos, gratuitamente, os serviços de corte de cabelo, aferição de pressão arterial e orientação jurídica, com esclarecimentos sobre os direitos do consumidor e questões relacionadas a causas trabalhistas. Para as crianças, haverá uma programação especial, com pula-pula e distribuição de algodão-doce.
Segundo o responsável pela ação, Weslei Silva, o evento foi organizado com o objetivo de “levar um pouco de alívio e esperança àqueles que, muitas vezes, estão desamparados e sem acesso a necessidades básicas”. Ele destaca que a ideia surgiu da vontade de fazer a diferença na vida dessas pessoas. “Sentimos que é nosso dever compartilhar o que temos, oferecendo não só ajuda material, mas também atenção e respeito”, afirma.
Mais do que uma assistência social, a iniciativa busca, principalmente, levar força e ânimo a quem enfrenta desafios relacionados aos vícios ou convive com familiares nessa condição. Para isso, voluntários se colocam à disposição para oferecer atendimento e suporte emocional aos participantes.
A voluntária Luciana Paiva lembra de um caso marcante durante uma ação do VTC, que a fez perceber que, além da ajuda material, o amor e o cuidado transformam vidas. Ela conta que conheceram uma senhora que estava passando por um momento muito difícil. “Quando entregamos a cesta básica e dedicamos alguns minutos para ouvi-la, os olhos dela se encheram de lágrimas e ela disse que sentia esperança novamente”, recorda Luciana.
De janeiro a novembro de 2024, o Vício Tem Cura realizou 327 eventos e prestou assistência a 32,3 mil pessoas, incluindo tanto dependentes químicos, quanto seus familiares.