Inteligência emocional, a característica que Adonias não tem
Aprenda como assumir o controle sobre os seus sentimentos
Cheio de privilégios e regalias, foi assim que o herdeiro de Davi com Hagite, Adonias, interpretado por Brunno Daltro em Reis – A Consequência, cresceu. Mas todos os benefícios desfrutados como filho do rei contribuíram para que o príncipe desenvolvesse um caráter diferente do que seu pai esperava. Ele se tornou sedutor, galanteador, impulsivo e totalmente desprovido de inteligência emocional.
Desde muito novo, Adonias demonstrou não ter equilíbrio em suas emoções. E, com as suas relações interpessoais afetadas por suas atitudes impulsivas, provou também não ter condições alguma de ocupar o lugar que tanta deseja: o trono de Israel.
Lamentavelmente, o descontrole emocional é a razão que levou o jovem príncipe a situações complexas como, por exemplo, se proclamar rei sem o consentimento de Davi. Tal ato poderia ser visto como um tentativa de traição.
Relembre este momento:
O que você precisa saber:
A inteligência emocional descreve não apenas a capacidade de evitar respostas excessivas ou mal administradas que podem causar tragédias, mas, também, reconhecer e avaliar os seus sentimentos e os dos outros, e aprender a lidar com eles.
Assim, aqueles que não trabalham o seu autoconhecimento, demonstram as suas emoções sempre à flor da pele, principalmente mediante os problemas. Decisões impulsivas, mudanças de humor repentinas, choro, murmurações e irritação são sentimentos comuns entre os descontrolados emocionalmente – e podem se intensificar.
E se você tem dúvidas sobre a sua inteligência emocional, outras características podem ser essenciais para se autoavaliar:
- relações interpessoais tensas;
- explosões repentinas de raiva;
- choro exagerado;
- dependência emocional;
- declarações acusatórias;
- acúmulo de rancor;
- conflitos sem motivos;
- mudanças bruscas de humor;
- comportamento impulsivo;
- ameaças de suicídio;
- abuso de substâncias.
Reconhece algum destes tópicos como parte de sua vida? Então, é o momento de seguirmos para o próximo passo.
Aprenda a assumir o controle de suas emoções:
O autoconhecimento é o primeiro passo para alcançar a inteligência emocional. Porém, apenas conhecer os seus sentimentos não é o suficiente para ter controle sobre eles.
As Escrituras Sagradas atribui o domínio sobre si mesmo, suas emoções e pensamentos, como uma virtude daqueles que possuem o Espírito de Deus:
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5.22-23)
Sendo assim, a fim de que o ser humano alcançasse a plenitude em sua vida, Deus lhe proporcionou o uso da fé inteligente, ou seja, a capacidade de conduzir as suas ações por meio de seu intelecto alinhado com Sua Palavra.
“Quando falamos em inteligência, isso não significa dizer que Deus apela para que as pessoas sejam mais instruídas, mas para que usemos nossa capacidade de raciocínio. É pesar as coisas, avaliar, conferir a sua fé em relação às coisas da vida. Viver a fé inteligente é usar a razão, não as emoções”, explica o Bispo Edir Macedo.
Por isso, se você tem sido prejudicado por seus impulsos e o descontrole de seus sentimentos, busque a direção do Espírito Santo, alinhe a sua mente com a de Cristo e aprenda a fazer uso da fé inteligente.
“Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade” (Provérbios 16.32)
Vem aí:
Dia 2 de outubro, próxima segunda-feira, estreia a 9ª temporada de Reis, A Sucessão. Assista ao trailer abaixo e fique por dentro do que te espera: