Irã lança quase 200 mísseis em direção a Israel
Ataque ocorre em meio ao aumento das tensões envolvendo a ofensiva israelense no Líbano
As FDI (Forças de Defesa de Israel) informaram que o Irã lançou 180 mísseis em direção à Israel por volta das 19h (13h no horário de Brasília) desta terça-feira (1º).
“O Comando da Frente Interna enviou mensagens para celulares em certas áreas com instruções de salvamento, orientando as pessoas a entrarem em espaços protegidos”, afirmou o porta-voz das FDI, almirante Daniel Hagari.
Ele destacou que “o sistema de defesa aérea está totalmente operacional, detectando e interceptando ameaças sempre que necessário, mesmo neste momento. No entanto, a defesa não é hermética”. Sirenes soam por todo o país, orientando a população a se proteger.
A Guarda Revolucionária do Irã confirmou o ataque “no coração de Israel” como resposta às mortes dos comandantes do Hamas, Ismail Haniyeh, e do Hezbollah, Hassan Nasrallah, além do general de brigada iraniano, Abbas Nilforoushan.
“Se o regime sionista responder ao ataque iraniano, ele enfrentará ataques violentos”, ameaçaram os iranianos.
O jornal israelense Yedioth Ahronoth relata que um edifício no norte de Tel Aviv, maior cidade do país, teria sofrido danos devido a um “impacto direto”. O Canal 12 de Israel noticia a morte de um palestino e vários feridos por estilhaços de mísseis iranianos que foram interceptados pelo sistema de defesa.
Israel fechou o espaço aéreo para voos comerciais. Aeronaves que se dirigiam ao aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, foram desviados, mas tudo já está normalizado.
Sirenes também soaram na área de Negev, onde ficam as instalações nucleares de Israel.
O ataque iraniano ocorre no momento de escalada das tensões no Oriente Médio, em meio à ofensiva israelense no Líbano contra o grupo terrorista Hezbollah, apoiado pelo Irã.
O presidente Isaac Herzog fez um pronunciamento aos cidadãos israelenses.
”Neste momento, quero dizer a vocês que confio plenamente nas Forças de Defesa de Israel, confio em suas capacidades avançadas, no Mossad [serviço secreto], no Shin Bet [agência de segurança interna] e em todos os órgãos de emergência e resgate. Não tenho dúvida de que, junto com nossos parceiros de todo o mundo, e é claro, com nosso aliado mais importante, os Estados Unidos, conseguiremos enfrentar os desafios difíceis que temos pela frente.”
O sistema de defesa aérea usado na interceptação de mísseis de longo alcance, como os enviados pelo Irã, é o Arrow, desenvolvido com ajuda dos Estados Unidos. O Domo de Ferro, outro sistema importante, é utilizado contra foguetes de curto alcance e drones.
Leia mais: Netanyahu diz que Irã cometeu “grave erro” e “pagará” preço pelo ataque